fbpx

Por um dia, a colheita dos produtos para o Mercadinho ficou por conta dos jovens do Lar de Apoio e dos ‘convidados’ do BioCamp

Ontem foi dia de colheita na Quinta da Conraria! Bem, é certo que esta frase pode ser repetida sobre muitos outros dias, mas precisamos esclarecer que foi tudo bastante diferente do habitual… Desde logo, porque houve muitas caras novas a juntar-se à operação. Algumas até já tinham essa experiência, embora de forma esporádica, porque falamos de utentes do Lar de Apoio da APCC. Mas outros foram estreia absoluta: as crianças e jovens que participam no BioCamp, organizado pela BioLiving, e estão esta semana acampados na Quinta.

A iniciativa conjunta procurou envolver os dois grupos numa partilha com a área de agricultura social, ao mesmo tempo que todos beneficiavam de uma atividade regular deste espaço da Associação, onde se pode experimentar a vivência típica de um espaço rural e do quotidiano da agricultura e outros aspetos da vida no campo. E muito divertido, mesmo que cansativo, podemos garantir que foi!

Tomates, beringelas e pimentos foram os produtos colhidos, já a pensar no destino que lhes seria reservado: hoje, estarão à venda no Mercadinho da Quinta, um dos vários mercadinhos que se realizam em diferentes espaços da Associação e permitem a colaboradores e utentes, depois de asseguradas as necessidades da própria instituição, levar para casa os fresquíssimos resultados da atividade agrícola da instituição.

O BioCamp reúne participantes entre os 8 e os 12 anos, com o objetivo de promover o contacto com a flora e fauna naturais, tendo este ano sido escolhida a Quinta da Conraria como local central das atividades. Esta é uma parceria da Associação BioLiving com o Centro de Estudos Maria Miguel e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, com um programa que junta as componentes pedagógica e lúdica. Foi nesse sentido que foi considerado de importância mútua desenvolver uma atividade conjunta com utentes da APCC.

Na Quinta da Conraria, além de diversas valências da APCC nos campos da capacitação para a inclusão, do acompanhamento e reabilitação social ou da formação profissional, funcionam também a Quinta Pedagógica “O Caracol”, o Parque Infantil, a Quinta Biológica, o Centro Hípico e o Lar Residencial.