fbpx

Se em Roma, sê romano, em Aveiro… ou como foi deliciosamente interessante a saída que juntou utentes do CAARPD e seus familiares

Ir a Aveiro e não andar de moliceiro é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa… e o que dizer se alguém visitasse a ‘Veneza portuguesa’ e não provasse os famosos ovos moles?… Foi por isso que um grupo de utentes do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência, acompanhados por familiares e por técnicos da APCC, não falhou nenhum destes ex-libris, numa visita que teve lugar no final da passada semana.

Para começar, nada melhor do que um cruzeiro de moliceiro (o barco típico da região, que era usado na apanha do moliço) pelos canais da ria, que permitiu também observar o património natural e a arquitetura de arte nova que se mistura com edifícios modernos. Depois, para delícia de todos, puderam participar no workshop da Fábrica dos Ovos Molles: há quem diga que é a experiência mais doce do universo e é difícil discordar…

Esta iniciativa, em que participaram utentes da unidade Pré-Profissional do CAARPD, insere-se num conjunto de atividades que têm como objetivo proporcionar-lhes, após a situação pandémica, experiências diferenciadas em contexto extra institucional, bem como oportunidades de interação com as suas famílias. Assim se trabalha no sentido da missão da APCC, pois claro, mas ainda se fortalecem os laços entre todos os que constituem a sua comunidade.

O CAARPD é uma das respostas sociais da APCC, sendo destinada a apoiar pessoas que, transitória ou definitivamente, se encontram impossibilitadas de frequentar outro tipo de estruturas. Além da Unidade Pré-profissional, engloba ainda a Unidade de Reabilitação de Profundos. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=250.