fbpx

Formação Profissional rima com Choupal: a história de um peddy-paper que teve de ter uma ‘segunda edição’

Já demos conta de que, entre todas as atividades que não deixaram de ser realizadas no contexto da Formação Profissional da APCC durante o mês de agosto, esteve um peddy-paper na Mata Nacional do Choupal. O que temos para acrescentar agora é que essa iniciativa, a pedido de muitos, teve agora de ser replicada, de forma a envolver também os grupos de formação que não haviam podido participar, por se encontrarem em férias ou em Formação Prática em Contexto de Trabalho.

E assim, no final da passada semana, o ponto de encontro foi o mesmo, a vontade de contactar com a natureza também, bem como o desejo de reforçar laços (incluindo com os elementos da equipa técnico-pedagógica), mas os protagonistas mudaram. Igualmente semelhante foi a satisfação de todos os envolvidos pela oportunidade de escapar da rotina, sem deixar de ir ao encontro de vários dos objetivos do trajeto formativo que estão a realizar.

Falamos, por exemplo, do desenvolvimento de competências integradas no referencial de competências-chave de formação para a inclusão, mas também de qualidades de cooperação, trabalho em equipa e autonomia. A estes juntaram-se ainda propósitos como promover o sentimento de pertença ou (re)conhecer um espaço emblemático da cidade de Coimbra.

No campo da Formação Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade em mais de 15 saídas profissionais e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.