fbpx

APCC promoveu formação em higiene postural para pais e familiares cuidadores

A importância de estar bem, para poder cuidar bem, foi a mensagem central da formação em Higiene Postural aos Cuidadores que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da APCC promoveram recentemente. Em três sessões (nesta e na passada semanas), pais e outros familiares cuidadores puderam obter conselhos para proteger a coluna vertebral e prevenir possíveis lesões, vendo ainda respondidas diversas dúvidas e questões.

Assim, falou-se sobretudo de transferências e posicionamentos, tendo sido descritos e demonstrados os melhores procedimentos a adotar e cuidados a ter para salvaguardar (também) a saúde de quem cuida. Sempre numa perspetiva de adequação do conhecimento teórico à realidade e às práticas concretas, abordaram-se tanto situações genéricas, como os casos concretos de alguns dos presentes.

Esta formação foi levada a cabo por profissionais do Departamento de Fisioterapia e do Departamento de Terapia Ocupacional do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, tendo participado cerca de uma dezena de cuidadores de utentes que são acompanhados neste serviço da APCC.

A fisioterapia e a terapia ocupacional são duas das áreas que integram as equipas interdisciplinares da resposta de reabilitação da APCC, que desenvolvem um modelo de intervenção colaborativo, centrado na família e nas suas necessidades e da criança. O trabalho realizado, em que a reabilitação é entendida como um processo global, contínuo e dinâmico, com impacto na vida de utentes, famílias e comunidade, pretende levar a que os diferentes atores se tornem facilitadores e promotores do processo habilitativo.