fbpx

Novo ano, nova oportunidade para apoiar a APCC através do IRS (antes mesmo da entrega da declaração)

Apoiar a APCC através do IRS é um gesto simples e sem custos, que bastantes pessoas têm já por habitual e que muito agradecemos, por ser uma ajuda importante para que possamos continuar o nosso trabalho junto de milhares de utentes e as suas famílias. E caso não queira esperar pelas datas da entrega da declaração do imposto, salvaguardando assim algum esquecimento ou lapso, pode desde já comunicar a sua intenção às Finanças.

A consignação fiscal permite encaminhar para uma entidade parte do imposto que seria entregue totalmente ao Estado, o qual, desta forma, abdicará de 0,5% do seu IRS a favor da APCC. Por isso, e sem quaisquer custos ou implicações no cálculo do montante do seu reembolso, estará a ajudar diretamente a Associação a cumprir a nossa missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas que têm deficiência e/ou incapacidade.

O processo é muito fácil: só precisa de aceder ao Portal das Finanças e seguir os passos indicados abaixo. Caso opte por esta modalidade de antecipação da consignação, garante que ela será feita independentemente de optar pela entrega da declaração de rendimentos Modelo 3 ou pelo IRS Automático. Assim, quando chegar a época declarativa (entre os dias 1 de abril e 30 de junho), apenas vai precisar de confirmar a sua opção.

A indicação da APCC como entidade a consignar é válida também caso opte por doar-nos os 15% do imposto suportado em faturas relativas a reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração, cabeleireiros e institutos de beleza, veterinários e passes mensais de transportes públicos. Neste caso, estará a prescindir desse valor a favor da Associação.

 

COMO ANTECIPAR A CONSIGNAÇÃO DO IRS?

1. 1. Aceda à área “Comunicar entidade a consignar IRS/IVA” do Portal das Finanças através do link https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/dadosagregadoirs/consignacao/comunicar e, se necessário, inicie sessão.

2. Clique na lupa e procure ‘APCC Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra’ ou o NIF 506662306. Depois, apenas tem de selecionar a linha respeitante à APCC.

3. Confirme que os dados estão corretos e clique em ‘Submeter’. Depois, se quiser obter um comprovativo, clique no botão correspondente.

 

Com 47 anos de atividade e de provas dadas, a APCC é uma referência nacional e internacional no trabalho em prol da pessoa com deficiência. Disponibiliza serviços em áreas como a habilitação e reabilitação, capacitação para a inclusão, reabilitação social, formação profissional, residências, recursos para a inclusão, formação de professores, reabilitação profissional, vida independente, apoio domiciliário e transportes, entre outros.