fbpx

Novos órgãos sociais da APCC tomaram posse com mensagem de união e motivação

Os órgãos sociais da APCC para o quadriénio de 2023 a 2026 tomaram posse ontem, numa cerimónia que teve lugar na sede da Associação e em que fizeram questão de marcar presença diversos associados. Assim, perante uma sala cheia, assinaram a respetiva ata os novos membros da Assembleia Geral, Direção, Conselho Fiscal e Comissão Jurisdicional.

Na ocasião, que marcou a passagem de testemunho de Fernando Filipe de Oliveira, que liderou a instituição nos últimos quatro anos, para Carlos Condesso, o novo presidente da Direção deixou uma palavra de confiança e de motivação para o trabalho que se seguirá. «É hora de arregaçar as mangas e ser mais um a juntar-me aos que já tanto fizeram pela Associação», afirmou, convocando depois cada um para fazer também parte do esforço conjunto em prol dos utentes: «De todos se faz a APCC!»

Evocando o exemplo dos fundadores da Associação, e em particular de José Mendes de Barros, Carlos Condesso não ignorou os tempos conturbados que se vivem a nível global, afetando em particular os mais vulneráveis, deixando porém a garantia de que a sua equipa tudo fará para afirmar a APCC como uma entidade virada para o exterior e capaz de dialogar com as forças vivas da sociedade.

Esta cerimónia ficou ainda marcada por ser o último ‘ato oficial’ de Antonino Silvestre, que, ao empossar os novos dirigentes, na sua qualidade de presidente cessante da Assembleia Geral, encerrou um período de 47 anos de ligação à APCC enquanto membro dos órgãos sociais, sete deles como presidente da Direção.

Os novos órgãos sociais da APCC forem eleitos na sequência da Assembleia Geral Eleitoral realizada no dia 28 de dezembro de 2022, passando a sua constituição a ser a seguinte:

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Marlene Patrícia Pereira Miranda
Primeiro secretário: Vítor Manuel Pereira Barata
Segunda secretária: Maria Teresa Fernandes Vendeiro de Melo

DIRECÇÃO
Presidente: Carlos Manuel Condesso Soares
Vice-presidente: Maria de Fátima Januário
Secretário: Mário Manuel Mendes dos Santos Veríssimo
Tesoureiro: Carlos Alberto Pereira Barata
Vogal: Maria Cristina Lopes Soutinho
Vogal: Suzete de Fátima Rodrigues de Azevedo Ferreira
Vogal: João Pedro Ferreira Marcelino
Vogal: Fernando Jorge Pereira Costa Silva
Vogal: Manuel António Simões Oliveira
Suplente: Luís Filipe Galvão Rodrigues
Suplente: Catarina Maria Branquinho Peixoto Cardoso Santos

CONSELHO FISCAL
Presidente: José Lourenço Elias Pereira
Vogal: Vítor Manuel Correia de Oliveira
Vogal: Carla Patrícia Dinis Macedo
Suplente: Maria Armanda Saraiva Januário Santos
Suplente: António Agostinho Matos Elias

COMISSÃO JURISDICIONAL
Presidente: Patrícia Serra Condesso Soares
Secretária: Maria Celeste Laurentina Póvoa Nunes
Vogal: Ana Cristina Serrano Sousa Correia
Suplente: Messias de Matos Vagueiro
Suplente: Maria da Piedade Lagos Pais Alves dos Santos

Com 47 anos de atividade e de provas dadas, a APCC é uma referência nacional e internacional no trabalho em prol da pessoa com deficiência. Disponibiliza serviços em áreas como a habilitação e reabilitação, capacitação para a inclusão, reabilitação social, formação profissional, residências, recursos para a inclusão, formação de professores, reabilitação profissional, vida independente, apoio domiciliário e transportes, entre outros.