fbpx

Destinatários do CAVI da APCC fizeram balanço de quase quatro anos de assistência pessoal e perspetivaram futuro

Os destinatários e a equipa técnica do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente da APCC voltaram a reunir-se, ontem, para fazer um balanço sobre a forma como estão a decorrer os planos individualizados de assistência pessoal e perspetivar o futuro do programa-piloto do MAVI – Modelo de Apoio à Vida Independente. Foi um encontro que serviu para complementar o acompanhamento regular e que decorreu no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral.

Assim, e além de questões mais práticas e individualizadas, a conversa seguiu ainda para matérias como sugestões de melhoria ao funcionamento daquele programa nacional, nomeadamente no que se refere às formas de prestação da assistência pessoal, na expetativa de contribuir para a definição de um futuro modelo que venha a ser concretizado.

O envolvimento dos destinatários e a criação de oportunidades para partilharem as suas experiências é particularmente importante no contexto de um projeto como o MAVI, assente numa filosofia de mudança de paradigma nas políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência e que tem como objetivo inverter a tendência para a institucionalização e dependência familiar, de modo a promover a autonomia, autodeterminação e participação ativa na sociedade.

O CAVI da APCC tem contribuído para uma mudança significativa no modo de vida das 19 pessoas com deficiência já apoiadas pelo projeto: desde junho de 2019 que um grupo de assistentes pessoais as acompanha na realização de atividades em domínios como a higiene, alimentação, deslocações, mediação de comunicação, contexto laboral, frequência de aulas, cultura, lazer ou cidadania, entre outros.

Integrado no MAVI, o CAVI da APCC tem como objetivo contribuir para uma inclusão efetiva e a autodeterminação. A sua atividade vai no sentido de garantir condições de acesso ao pleno desenvolvimento da autonomia e do exercício da cidadania. É cofinanciado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento — Programas Operacionais do Portugal 2020. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=9676.