fbpx

Exposição de artistas da APCC em Sever do Vouga já foi inaugurada e vai estar patente até 4 de março

Foi inaugurada no sábado (18 de fevereiro), no Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga, a primeira exposição em que artistas que desenvolvem a sua atividade na APCC se apresentam em nome próprio. Além dos artistas em causa – Eugénio Santos, Mário Carvalho, Sara Barros, António Castanheira, Valdemar Cordeiro, Ricardo Rebola, Nelson Pires e Paulo Loureiro – marcaram presença também o presidente da APCC, Carlos Condesso, e os vereadores da Cultura e da Ação Social da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Ricardo Silva e Paula Coutinho, respetivamente.

O enquadramento desta exposição foi dado por Suzete Azevedo e Paulo Ferreira, do Departamento de Artes Plásticas da APCC, que descreveram o percurso de cada um dos oito criadores e a qualidade do seu trabalho, sublinhando a importância desta iniciativa para cada um deles e para as suas carreiras, mas também para o objetivo mais global de lhes permitir, e a outros artistas, entrar no circuito da arte e, dessa forma, combater conceitos que podem ser geradores de exclusão, como o de ‘arte inclusiva’.

A 60 obras expostas na galeria do Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga dividem-se pela pintura, ilustração e escultura e representam oito projetos distintos e outras tantas identidades artísticas. Cada uma reivindica, portanto, um lugar específico no universo das artes plásticas. Globalmente, transportam a mensagem de que a condição orgânica do indivíduo não o limita, antes contribui para a sua multidimensionalidade pessoal, social e artística.

A Exposição Coletiva de Artes Plásticas APCC estará patente até ao dia 4 de março, nos seguintes horários: de terça-feira a sábado, das 10H00 às 12H30 e das 14H00 às 17H00, e aos fins de semana à noite, apenas em dias de espetáculo.

(clique na imagem para aumentar)

O Departamento de Artes Plásticas da APCC opera no pressuposto de que as condições orgânicas realmente geram incapacidades, mas não são essas que determinam o nível de funcionamento do indivíduo. Desta forma, utiliza a arte com o grande propósito da expressão, de comunicação de ideias, do desenvolvimento de competências e autoconhecimento e na elevada responsabilidade da edificação de ideias político-sociais.

O trabalho ali realizado pode ser visto no Instagram, sendo a aquisição das obras feita através do envio de uma mensagem para o mail suzete.azevedo@apc-coimbra.pt, que pode também utilizar para obter mais informações.

Na APCC, são várias as atividades de índole artística desenvolvidas no âmbito do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, nomeadamente: música (nas vertentes da musicoterapia, educação musical e expressão musical), teatro (tanto através de dinâmicas no âmbito da expressão dramática, como de apresentações ao público) e artes plásticas (na pintura, escultura, multimédia e outros campos). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.