fbpx

APCC vezes quatro: triciclistas participaram em novo Encontro Nacional

Depois do primeiro Encontro Nacional de Tricicleta da atual época, que se realizou em novembro último, ter contado com a participação de dois atletas da APCC, duplicaram-se as ambições e o número de triciclistas que representaram a instituição no segundo evento daquela disciplina neste ano desportivo: e assim, ao António Sequeira e à Sandra Semedo juntaram-se ontem, em Viseu, a Mariana Amado e o João Vaz.

O 2.º Encontro Nacional de Tricicleta 2022/2023 permitiu, sobretudo, perceber o momento de forma daqueles quatro atletas – algo particularmente útil para a treinadora Ana Nunes, do Departamento de Educação Física e Desporto, que é também a selecionadora nacional – e proporcionou ainda momentos sempre importantes de interação entre os atletas, mas que envolveram também técnicos, acompanhantes desportivos e dirigentes.

É de realçar ainda que, além das corridas cronometradas – em que alinharam 18 triciclistas, em representação de cinco organizações de vários pontos do país – se realizaram também algumas provas de experimentação, em que participaram 28 utentes de instituições do distrito de Viseu, no sentido de divulgar a disciplina e procurar motivar novos praticantes. A época da tricicleta será agora completada com a realização da outra prova que integra o respetivo calendário competitivo, o Campeonato Nacional, que terá lugar em maio.

O 2.º Encontro Nacional de Tricicleta 2022/2023 decorreu no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu, e foi organizada pela PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Associação Mover Viseu e do Instituto Português do desporto e Juventude.

A tricicleta é uma disciplina em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios. Trata-se de uma vertente do atletismo adaptado dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé. Existe na APCC há quase duas décadas, mas desde 2013 que a sua prática foi retomada com mais empenho e entusiasmo, com ótimos resultados. Mais informação pode ser consultada em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.