fbpx

O grupo de teatro Sala T quer saber o que a arte faz acontecer dentro de cada um

«Quando vejo uma obra de arte, algo acontece no meu coração». É esta frase que serve de mote a “Algo acontece”, o mais recente espetáculo do Sala T que foi ontem apresentado pela primeira vez, repetindo-se várias vezes ao longo da nova criação original daquele grupo de teatro da APCC e suscitando diferentes respostas em cada uma das suas cenas… Tudo começa com uma interpelação: o que acontece dentro de nós quando vemos uma obra de arte?

Ao viajar pelo universo de diferentes artistas (Picasso, van Gogh, Haring, Rodin, Munch, Warhol e outros), e ao levar o público consigo, os elementos do Sala T vão dando as suas respostas: amor, esperança, curiosidade, preocupação, surpresa, liberdade! Mas não se pense que aquelas são respostas fechadas, porque afinal, como é próprio da arte, é na reação emocional de cada um que se encontra a verdade do momento.

“Algo acontece” pretende ser, portanto, um olhar inventivo por momentos distintos da história da arte, que o Sala T (coordenado pela professora de teatro Mariana Nunes) lança como forma de celebrar essa manifestação da criatividade humana. E não por acaso, os primeiros convidados para assistir à sua apresentação foram os utentes que frequentam a Oficina de Pintura do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APCC.

Ao longo desta semana – e com duas sessões extra na próxima – este espetáculo vai ser apresentado a outros grupos internos da Associação, bem como a dois conjuntos de visitantes externos, sendo neste caso complementado com uma oficina que conduzirá o público por uma reinterpretação de diversas obras de arte.

Será uma atividade inserida na Semana do Teatro, em que, aproveitando a circunstância de o Dia Internacional do Teatro se ter celebrado na passada segunda-feira, os dois grupos teatrais da APCC vão estar a celebrar a arte cénica na Quinta da Conraria, uma vez que o Projeto Estúdio também se apresentará aos utentes da instituição, com “Até onde chega um sorriso?”, o espetáculo inspirada pelo livro “Um sorriso”, de Marie Voigt, que levou recentemente à livraria Casa do Castelo.

O teatro é uma das várias áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social. É desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da instituição. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.