fbpx

Teatro

Projeto Estúdio propõe minirrevolução em oficina-espetáculo na Livraria Casa do Castelo

O grupo de teatro Projeto Estúdio vai mostrar a sua “Oficina em que o mundo dá muitas voltas” na Livraria Casa do Castelo, já na próxima semana! As primeiras apresentações têm lugar no dia 24 de maio (às 10H00, 10H30, 11H00 e 11H30) e repetem-se dois dias depois (nos mesmos horários). Desta vez, aquele coletivo da APCC propõe-se fazer uma minirrevolução, inspirada no livro “Com 3 Novelos”, de Henriqueta Cristina e Yara Kono.

Trata-se da história de uma família que sussurrava palavras aflitas e que, por causa disso, decidiu partir de madrugada para longe do seu país com muito sol. No ano em que se celebram 50 décadas do 25 de Abril, o Projeto Estúdio convida assim os espetadores desta oficina-espetáculo – clientes da loja ou quem ali se desloque propositadamente com intuitos revolucionários – a fazer parte de uma minimanifestação, feita de palavras incompreensíveis ou inquietantes, capazes de fazer revoluções que dão muitas voltas ao mundo.

Ler mais

Explorando o coração da arte: Sala T visitou exposição no Centro de Arte Contemporânea

«Quando vejo uma obra de arte, algo acontece no meu coração». A frase que foi mote para “Algo acontece”, o mais recente espetáculo do grupo de teatro Sala T (estreado há cerca de um ano), tornou-se agora numa possível descrição factual para o que foi experimentado pelos elementos daquele coletivo da APCC, que ontem visitaram a exposição “Do lado mais visível das imagens”, patente no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

Ao poderem observar as obras em causa, aqueles utentes da Associação aprofundaram o trabalho realizado na preparação para a peça referida, em que tentaram descobrir e ajudar a que o público descobrisse o que acontece quando vemos uma obra de arte. Um exercício particularmente desafiante perante uma exposição apresentada como reunindo um conjunto de imagens «para as quais dificilmente encontramos palavras e que dificultam o encontro com o caminho certo».

Ler mais

No Dia Mundial do Teatro, o Convento São Francisco foi palco (metafórico e real) dos sonhos dos membros do grupo Sala T

O teatro é entretenimento, reflexão e expressão. Tem o poder de educar, inspirar e promover o diálogo. De tudo isto, têm bem noção os elementos do Sala T, um dos grupos de teatro da APCC e, por isso, o dia que também é deles – 27 de março, Dia Mundial do Teatro – foi um de festa e celebração. Que tiveram início com uma visita aos bastidores do Convento São Francisco, ocasião para muitas perguntas e pelo menos outras tantas exclamações de espanto.

O primeiro local de passagem foram os camarins, onde começa a magia do teatro. E onde, como antes de qualquer peça, se falou de superstições e desejos de boa sorte que podem tomar muitas formas (mais ou menos aconselháveis a ouvidos sensíveis), desde que nunca a de «Boa sorte»! De seguida, seguiu-se para a zona de desembarque, local indicado para perceber que, no mundo do espetáculo, importância não rima necessariamente com glamour…

Ler mais

A “Oficina para Ver o Mundo” do Projeto Estúdio foi ponto de encontro de verbenas e colibris

«Agora também és um colibri». Foram muitos os colibris que se descobriram no mais recente espetáculo-oficina do Projeto Estúdio, apresentado no passado sábado, numa parceria daquele grupo de teatro da APCC com a livraria Faz de Conto. Instados a sair para descobrir o mundo ou simplesmente observar o que (e quem) estava à sua frente, os membros do público foram sendo desafiados pelos atores a serem parte integrante da performance e, dessa forma, ‘entrarem’ no livro “Verbena e Colibri”, ponto de partida para aquele momento.

“Oficina para ver o Mundo” constituiu, assim, uma oportunidade para partilhar visões, conversas e segredos, não necessariamente concordantes, mas sempre complementares. Para reforçar ou descobrir amizades. Para ficar parado ou para viajar. Para, à semelhança do que acontece com a obra escrita por Fran Pintadera e ilustrada por Ana Sender, refletir sobre o movimento e a quietude, o fazer e o não fazer, a observação e a aceitação. E foi precisamente isso que fizeram todos, fossem verbenas ou colibris…

Ler mais

Projeto Estúdio vai levar uma “Oficina para Ver o Mundo” à livraria Faz de Conto

Chama-se “Oficina para Ver o Mundo” o novo espetáculo do Projeto Estúdio, que será apresentado na Faz de Conto, no próximo dia 23 de março, pelas 11H00. Aquele coletivo da APCC volta, assim, a levar o teatro a uma livraria da Cidade, partilhando desta feita a sua visão do livro “Verbena e Colibri” e desafiando mais uma vez o público – sejam clientes da loja ou quem ali se desloque propositadamente para esta sessão – a fazer parte da performance.

Advertimos já que poderão ter de responder a perguntas como «O que viste hoje?» ou a embarcar em desafios como «Vê ao teu redor», com os elementos do Projeto Estúdio a guiarem os espetadores por uma história que, à semelhança daquela que lhe serviu de inspiração, procura fazer cada um refletir sobre o movimento e a quietude, o fazer e o não fazer, a observação e a aceitação.

Ler mais