fbpx

Teatro

Projeto Estúdio quer que escolas e instituições criem teatro: tem à venda livro que pode ser inspiração e ainda dá assessoria a quem o comprar!

“Cem Linhas” começou por ser um espetáculo nascido de um livro que muitos conhecem (“Eu espero”, de Davide Cali e Serge Bloch), foi também uma oficina e ainda voltou ao formato de conjunto de folhas de papel, então já uma espécie de compilação e manual. Nesta obra, nascida da capacidade do Projeto Estúdio (um dos grupos de teatro da APCC) de transformar a literatura em momentos performativos, encontram-se poemas capazes de inspirar e desafios para ultrapassar. Se daqui poderão nascer mais espetáculos, cabe ao leitor decidir!

É esse repto que o Projeto Estúdio lança agora a instituições, a escolas e bibliotecas escolares, a outros coletivos artísticos: que adquiram “Cem Linhas – Notas para um Espetáculo” e dele retiram inspiração – e, eventualmente, pistas – para criar novas peças, performances ou oficinas. E esta é mesmo uma oportunidade a não perder: por cada livro vendido, o Projeto Estúdio compromete-se também a ser um parceiro para a criação!

Ler mais

Projeto Estúdio apresentou “Oficina com Luz Própria” e permitiu que o público descobrisse a luz dentro de si

Um espetáculo-oficina onde se contou tudo o que acontece quando não há luz natural. Quando o sol começa a descer no céu. Onde cada espectador revelou qual a sua parte favorita da noite, fosse o cair da penumbra no início do inverno, a lua cheia, os sons e as luzes noturnas, os mistérios, os sonhos… ou o momento em que ela acaba. E em que se descobriram poderes inesperados, como o de ter luz nas pontas dos dedos, de ser onda, de ser arbusto (!) ou de ter mãos delicadas.

Foi assim “Oficina com Luz Própria”, que o Projeto Estúdio levou ontem, em sessão dupla, à Almedina Estádio Cidade de Coimbra. Uma estreia e também uma ocasião irrepetível para descobrir que leitura aquele grupo de teatro da APCC fez do livro “Noturnos”, de Lucas Riera e Ángel Svoboda, sugerido pela própria livraria, e como os animais noturnos que nele se revelam foram a inspiração para procurar descobrir a luz que existe dentro de todos.

Ler mais

Projeto Estúdio de volta à Almedina Estádio, desta vez para uma “Oficina com Luz Própria”

O Projeto Estúdio vai apresentar uma “Oficina com Luz Própria”, no próximo dia 29 de novembro. Em sessão dupla (10H00 e 11H00) na livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, o público – clientes da loja ou todos aqueles que ali se desloquem propositadamente para descobrir o que acontece quando a noite cai, dentro ou fora de nós – será convidado a não só assistir, mas também a fazer parte desta performance.

Com este espetáculo-oficina, de entrada livre, aquele grupo de teatro da APCC pretende continuar a estabelecer um contacto próximo com os espetadores, à semelhança do que tem acontecido ao longo do seu percurso. Tomando inspiração no livro “Noturnos”, de Lucas Riera e Ángel Svoboda (uma sugestão da própria livraria onde agora se dará esta estreia), “Oficina com Luz Própria” tratará de apresentar animais de luz que escolhem uma parte do corpo para ter luz própria e de colocar uma questão essencial: E tu, também és um animal de luz?

Ler mais

Projeto Estúdio encontrou na(s) sombra(s) inspiração para um novo programa carregado de reticências

O Projeto Estúdio acaba de criar uma máquina de fazer sombras!… Neste momento, não podemos dizer muito mais sobre a próxima produção daquele grupo de teatro da APCC, até porque o mistério é parte fundamental do que aí virá… Mas podemos deixar algumas pistas, a começar pelo nome: “Uma sombra é para…”

Trata-se, portanto, de um programa com reticências, delineado pelos elementos do grupo e pela professora e encenadora Adriana Campos para que outros o acrescentem. Em torno da ideia e do(s) significado(s) de sombra, o Projeto Estúdio vai envolver muitos parceiros, trabalhando os conceitos centrais de comunidade, criação e fruição. Daí resultarão pequenos espetáculos e produtos multimédia, sempre em torno da sombria problemática.

O trabalho ...

Ler mais

O Despertar da Primavera na APCC foi tão bom, que até fez bem à saúde (e brindámos com limonada)!

Já passou mais de um mês desde o início da primavera, mas ela continua a ser tão importante na vida da APCC – figurativamente e de forma bem real – que decidimos dedicar-lhe duas semanas inteiras! Foi assim que nasceu o Despertar da Primavera, uma iniciativa dirigida ao desporto e à vida saudável, que juntou utentes e formandos, na Quinta da Conraria, num conjunto de atividades tão divertidas quando úteis para o quotidiano de cada um!

A celebração ‘dividiu-se’ em duas, com o maior gomo da laranja a caber a C Saudável: não é por acaso que usamos aquela metáfora, porque esta foi uma dinâmica – liderada pela Sala do Teatro, com o apoio da área da agricultura e envolvendo o CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e o CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência – que pretendeu chamar a atenção para a importância da vitamina C.

Ao longo de...

Ler mais