fbpx

Um palco e um sonho partilhados: 5ª Punkada ajudaram Coldplay a terminar em grande passagem por Portugal

«Tu és metade, metade de mim…» Estas foram as últimas palavras cantadas no derradeiro concerto dos Coldplay em Coimbra, que aconteceu ontem! Cantadas com sotaque, é preciso dizer, porque aquele clássico dos 5ª Punkada foi interpretado – perante uma multidão de 50 mil pessoas – pela banda pop/rock da APCC, mas acompanhado pelos membros do grupo britânico e pelas cantoras Griff e Bárbara Bandeira!

Um momento inesquecível de partilha, entretanto já disseminado por todo o mundo, que permitiu a Fausto Sousa (vocalista), Fátima Pinho (teclista), Jorge Maleiro (guitarrista), Miguel Duarte (baterista) e Paulo Jacob (guitarrista) dar mais um passo na afirmação daquele que é o mote dos 5ª Punkada: Pôr toda a gente a dançar e iniciar uma revolução! E foi um marco também para a APCC, dando seguimento ao seu trabalho na habilitação, capacitação e inclusão da pessoa com deficiência, em particular com paralisia cerebral.

A presença dos 5ª Punkada na “Music of the Spheres Tour” foi o resultado de uma vontade inicial do grupo formado na APCC de criar um momento em que simplesmente uma banda conhece outra banda. Ganhou outros contornos depois de o vocalista Chris Martin ter visto um vídeo que o fez querer partilhar o palco com aquela que considerou «a banda mais especial com quem já tocámos» e cantar uma canção que, como referiu no concerto, nos lembra que é juntos que compomos o todo.

O momento da atuação foi, assim o culminar de um processo feito de comunhão: com o público que entoou “Metade de mim”, com o membro-quase-honorário Victor Torpedo, com Chris Martin, Jonny Buckland, Guy Berryman, Will Champion, Griff e Bárbara Bandeira , com a inexcedível equipa de apoio aos Coldplay e de produção da Everything is New, mas também com todos os que, nas redes sociais, se juntaram à APCC, à Câmara Municipal de Coimbra e à Omnichord para que este momento pudesse acontecer.

Os 5ª Punkada foram fundados em 1993, tendo um percurso com mais de 300 apresentações ao vivo em Portugal e no estrangeiro, tanto em nome próprio, como em parceria com instituições e coletivos de referência. Editaram no final de 2021 o seu primeiro disco, “Somos Punks ou Não?”, tendo iniciado então uma digressão de promoção que os levou, por exemplo, aos festivais Bons Sons, Nascentes e Impulso.

Na APCC, existem atualmente em atividade quatro grupos musicais, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.