fbpx

Formandos fizeram visita pedagógica por Coimbra que também ‘passou’ pela arte contemporânea e por dentro deles mesmos

Na passada semana, para um grupo da Formação Profissional da APCC, uma visita a alguns locais emblemáticos de Coimbra foi mais do que isso: foi uma oportunidade para ser surpreendido, para desfrutar de tranquilidade e serenidade, para assumir escolhas, para contemplar o mundo através da arte ou para simplesmente refletir. A atividade foi desenvolvida no âmbito do curso de fase prévia de (Re)habilitação e Atualização de Competências em Saúde Mental, tendo sido proposta e planeada pelos próprios formandos.

Seguir de transporte público da Quinta da Conraria até ao Portugal dos Pequenitos foi a primeira etapa deste périplo, a que se seguiria uma visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova que acabou por se transformar numa visita também pela genialidade de um dos mais importantes artistas mundiais do século XXI, Ragnar Kjartansson, dado que aquele espaço acolhe atualmente a exposição “Não sofra mais”, que reúne algumas das suas obras mais icónicas e também inéditos.

A peculiar harmonia das instalações vídeo com a atmosfera do espaço, promovendo o diálogo entre a arte contemporânea e o património, impressionou os formandos da APCC, que se confessaram ter sentido imergidos na melancolia muito particular do artista islandês. Mas havia mais para fazer… A tarefa seguinte foi decidir o restaurante para o almoço, tendo havido ainda tempo, depois da refeição, para visitar também a Igreja de Santa Cruz. O balanço final e partilha de sentimentos sobre a atividade foram realizados tirando partido da beleza e imponência da Praça 8 de Maio.

Esta iniciativa, enquadrada pelos conteúdos das unidades de Promoção de Saúde e Prevenção da Doença e de Atividades de Vida Diária, teve como objetivos capacitar para a melhoria da saúde mental e promover a participação em atividades significativas (respeitando os interesses e motivações de cada um), a capacidade de organização e planeamento e a autonomia nas diferentes áreas de ocupação.

No campo da Formação Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.