fbpx

Imersão na arte e arqueologia: formandos da APCC visitaram Museu Machado de Castro

Foi uma visita de estudo inspiradora, que permitiu uma imersão completa na história de um local de importância única, que já foi fórum romano, templo cristão e paço episcopal, antes de se converter num dos mais importantes museus de belas-artes e arqueologia de Portugal. Na passada sexta-feira, o Museu Nacional de Machado de Castro recebeu um grupo de formandos da APCC e foram muitas as razões para ficar fascinado, interessado e curioso.

Um dos destaques da visita foi o Criptopórtico, o edifício romano com a maior área construída conservado no nosso país e que reflete a importância de Coimbra na época, que impressionou os formandos – dos cursos de Auxiliar de Serviços Gerais, Empregado de Mesa e Ajudante de Produção Agrícola e Tratamento de Equinos e do curso de fase prévia de (Re)habilitação e Atualização de Competências em Saúde Mental – e lhes permitiu testemunhar a grandiosidade da arquitetura daquela civilização.

Mas também houve oportunidade para apreciar a enorme diversidade artística representada no Museu, explorando as coleções de escultura, pintura, cerâmica, ourivesaria, têxteis ou arqueologia, que permitem testemunhar os principais estilos dominantes na Europa durante séculos. Esta foi, portanto, uma experiência enriquecedora para todos, que permitiu complementar as aprendizagens que vão sendo feitas em sala.

O Centro de Formação da APCC dá resposta a pessoas em situação de desvantagem, com ou sem deficiência, oferecendo soluções com saídas profissionais e certificação académica em diversas áreas, através de cursos que implicam um apoio personalizado em termos pedagógicos e sociais e a possibilidade de certificação académica pelo Centro Qualifica da Associação. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a respetiva página Web.