fbpx

Mondeguinho: um parque inclusivo e sustentável imaginado por formandos da APCC para concurso de empreendedorismo

O desafio surgiu enquadrado pelo concurso Desafio Jovem +16, promovido pelo projeto CLDS 4G – “Movimentações: Movimentos para uma cidadania ativa”: que tipo de plano inovador de negócio para a criação ou expansão de uma empresa criariam os formandos da APCC? Identificado o grupo que realizaria esse exercício, foi uma questão de deitar mãos ao trabalho e foi daí que surgiu “Mondeguinho – Valorizar o Rio Mondego é Valorizar Coimbra”.

Tendo como ponto de partida a constituição de uma empresa (a que chamariam APCC em Ação), os formandos idealizaram um parque lúdico inclusivo, em que a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente seriam também uma preocupação e em que a possibilidade de usufruir dos recursos naturais do rio Mondego representaria um forte valor acrescentado para a comunidade. Este parque – o Mondeguinho – desempenharia ainda um papel no quadro da igualdade de oportunidades no mundo laboral, com a criação de postos de trabalho dirigidos a pessoas com deficiência ou incapacidade.

A ideia, bem como uma maquete com possibilidades de desenvolvimento do espaço idealizado, foi apresentada recentemente numa sessão realizada na Quinta da Conraria, em que estiveram presentes responsáveis do projeto CLDS 4G – “Movimentações: Movimentos para uma cidadania ativa” e da União das Freguesias de Coimbra (parceira do concurso), bem como elementos da Direção da APCC. Perante a recetividade obtida, quem sabe não estará mesmo aqui uma ideia com pernas para andar…

“Mondeguinho – Valorizar o Rio Mondego é Valorizar Coimbra” tem como visão um parque lúdico onde crianças e jovens podem interagir sem barreiras, com atividades e brinquedos acessíveis a todos e sem restrições à liberdade de cada um. Para o seu desenvolvimento, a proposta dos formandos da APCC prevê o envolvimento de organismos públicos e de empresas e outras entidades privadas, bem como estratégias de captação de receitas.

O concurso Desafio Jovem +16 – Criar e Empreender foi direcionado a jovens entre os 16 e os 23 anos, que frequentam os ensinos secundário ou profissional, com o objetivo de estimular as suas competências empreendedoras, numa primeira abordagem à atividade empresarial. Neste âmbito, foi ainda desenvolvido um conjunto de sessões sobre empreendedorismo, ao longo de um ano, frequentadas pelos formandos da APCC, entre outros.

O Centro de Formação da APCC dá resposta a pessoas em situação de desvantagem, com ou sem deficiência, oferecendo soluções com saídas profissionais e certificação académica em diversas áreas, através de cursos que implicam um apoio personalizado em termos pedagógicos e sociais e a possibilidade de certificação académica pelo Centro Qualifica da Associação. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a respetiva página Web.