fbpx

Tradição, arte e gastronomia, num dia de partilha e celebração do outono na APCC

A meteorologia trocou, este ano, as voltas ao calendário das colheitas de outono, mas houve algo que não mudou na APCC: a vontade de celebrar os sabores, saberes e artes típicos desta estação e de juntar toda a comunidade – interna e externa – na alegria da partilha. E assim, desta vez sob a designação de Feira do Outono, no final da passada semana os portões da Quinta da Conraria abriram-se uma vez mais com aqueles propósitos.

E houve muitas razões para festejar: as abóboras, as couves ou as suculentas da área da agricultura, as peças artesanais e decorativas, mas também as esculturas e as pinturas, do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência, os biscoitos, os rissóis e os sumos da Formação Profissional e as oportunidades sempre imperdíveis da quermesse!

Mas não só! Os jogos tradicionais preparados pela Quinta Pedagógica “O Caracol” e dinamizados pelos formandos, o ‘regresso’ da história fantástica da “Cabaça, cabacinha”, que tanto tinha divertido os utentes da Quinta da Conraria durante a recente Semana dos Arrepios, e a música escolhida pelo DJ Punk (Fausto Sousa, o vocalista dos 5ª Punkada) também fizeram deste dia uma enorme festa!

A Feira do Outono faz parte do calendário anual de atividades da Quinta Pedagógica da APCC. Este inclui ainda visitas e ateliês, para os quais se podem já inscrever grupos de jardim de infância, de idade escolar e outros, através de formulário online (https://bit.ly/QtaPedagogicaAPCC), telefone ou e-mail (enviando para quinta.pedagogica@apc-coimbra.pt o Pedido de Visita de Estudo disponível em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254, onde é possível também saber mais sobre todas as possibilidades existentes).

A Quinta Pedagógica “O Caracol” é dinamizada pela APCC com o objetivo de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos considerados fundamentais à vida numa quinta, nomeadamente o campo, os animais, as tradições rurais e as festividades, promovendo a partilha de experiências e potenciando a sustentabilidade ambiental e social.