fbpx

Eventos

“Coimbra a Brincar” vai voltar a realizar-se em formato online

Em 2021, o “Coimbra a Brincar” vai celebrar de novo o Dia Internacional do Brincar em formato online, através da página de Facebook do evento. A decisão foi ontem tomada em reunião de parceiros, que entenderam não estarem ainda reunidas as condições para o regresso desta iniciativa nos seus moldes tradicionais, mas se afirmaram empenhados em mostrar que o brincar não pode deixar de ter lugar nas nossas vida!

Assim, ao longo do dia 28 de maio, vão ser partilhados diversos conteúdos – que poderão ser desafios, histórias, tutoriais, danças e muitas outras brincadeiras – dirigidos a todas as idades, como é marca do “Coimbra a Brincar”. E ainda haverá algumas outras surpresas, que serão reveladas nas próximas semanas, para que a festa seja ainda maior! Será, podemos prometer, muito divertido!

Ler mais

Carnaval do Centro de Reabilitação começou no País dos Brinquedos e foi até à Lua a fugir do tubarão (e outras saudáveis loucuras)

E ainda no capítulo de “Carnavais que são para levar muito a sério”, o que dizer do desfile do Centro de Reabilitação da APCC? Em boa verdade, já temos uma noção daquilo com que contar, mas cada ano é uma nova emoção: as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica abrem o concurso com muita cor e alegria e, quando seria razoável que as coisas acalmassem um pouco, colaboradores e voluntários levam a espetacularidade cénica e a loucura saudável a níveis inimagináveis!

Foi isso que voltou a suceder na tarde da passada sexta-feira, com o Noddy e os seus amigos a liderar o corso carnavalesco, vindo depois no seu encalço uns Irmãos Metralha e uns agentes da autoridade tão animados que, se o excesso de diversão fosse crime, teria sido necessário meter todos na prisão! Depois… bem, depois foi uma sucessão de cientistas malucos, exploradores espaciais, surfistas receosos (e um tubarão bastante amigável), canídeos com muita pinta, gaiteiras cozinheiras, artistas circenses, um gangue mafioso e até alguns cachos de uva!

Houve teve tanto ...

Ler mais

Muito mistério em torno das máscaras do Carnaval da Quinta da Conraria!

Há quem fale em ‘brincar ao Carnaval’, mas essa é uma brincadeira que é levada muito a sério na APCC!… Vejamos o exemplo do último desfile carnavalesco na Quinta da Conraria, na passada sexta-feira, em que o tema “A Máscara – Quem Sou?” deixou tanta gente de cabeça à roda a tentar descobrir a identidade dos mascarados, como encheu de alegria e animação uma manhã de partilhas, amizades e talentos.

À semelhança do programa televisivo que deu o mote para a festa, não faltaram investigadores, mas a diferença aqui foi que todos – utentes, colaboradores e voluntários – entraram na brincadeira e não esconderam os seus palpites, uns mais informados do que outros. Não vamos dizer que o sucesso das ‘investigações’ foi total, mas nem tal seria expectável perante a qualidade das máscaras apresentadas.

E quem desfilou, afinal? Nas participaçõe...

Ler mais

Não faltaram motivos para celebrar o amor (e para dançar!) no Baile do Dia dos Namorados na Quinta da Conraria!

Há, todos sabemos, muitos e diferentes tipos de amor. Na APCC, vivemo-los diariamente, mas não é por isso que deixamos de aproveitar a oportunidade que o Dia dos Namorados nos dá para o(s) celebrar de forma especial! Desde logo, porque amamos a música e a alegria e elas nunca faltam nos bailes que, naquela data, animam utentes, formandos, colaboradores e voluntários na Quinta da Conraria! E foi precisamente isso que voltou a acontecer na passada sexta-feira!

O DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada) abriu o baile e não deixou o ritmo quebrar durante toda a tarde, com uma seleção de música popular e romântica que fez com que ninguém ficasse parado! Mas também o grupo da sala do Teatro teve o seu momento de protagonismo, ao apresentar – com a colaboração dos voluntários europeus Alexander Brzuska, o Emanuele Macaggni, a Emma Denis e a Maria Kürbis – uma coreografia que deixou algumas pistas sobre o futuro da já muito famosa boneca Valentina…

Mas h...

Ler mais

Mercado de Natal foi espelho da Formação da APCC: saberes partilhados, produtos fantásticos e relações fortes

Doce de amêndoa, nabada, bolachas húngaras, broinhas de batata doce, fatias douradas, tangerinas, tomates, decorações natalícias, carteiras, porta-chaves, almofadas, brinquedos… Apenas enumerámos uma muito pequena parte dos inúmeros produtos que podiam ser comprados no Mercado de Natal, mas certamente que, só por esta amostra, ninguém duvida da grande festa da quadra natalícia e da Formação Profissional da APCC que ontem se fez na Quinta da Conraria!

Para quem visitou o Mercado, difícil mesmo foi decidir por onde começar: pelos Sabores de Natal, o Artesanato Local ou a Feira dos Brinquedos? Certo é que muitos não deixaram de acorrer à Fábrica dos Embrulhos com os presentes que aproveitaram para comprar! E, claro, na Formação ao Vivo foi possível ver várias demonstrações relacionadas com as áreas lecionadas ao longo do ano.

Mas p...

Ler mais