fbpx

Sandra Semedo premiada (de novo) pelo Jornal da Bairrada

A triciclista Sandra Semedo recebeu um Prémio Mérito Desportivo, atribuído pelo Jornal da Bairrada, na 12.ª Gala do Desporto, organizada por aquele órgão de comunicação social e que decorreu no final da passada semana, em Oiã. A atleta da APCC foi reconhecida pelo seu desempenho na época 2022/2023, na qual conquistou três medalhas nos Jogos Mundiais da IWAS e uma na Taça Internacional de Tricicleta, além de se ter sagrado campeã nacional em três distâncias da classe RR2.

É a segunda vez que Sandra Semedo, residente em Anadia, é destacada naquele evento do Jornal da Bairrada, tendo recebido o Prémio Especial do Júri na edição de 2019. Além destes galardões, a atleta também já foi distinguida com o Prémio Atleta Internacional da ADAC – Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (2019 e 2023), com o Prémio de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Anadia (2019) e com a Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Coimbra (2023).

Sandra Semedo tem 35 anos, começou a praticar tricicleta em 2012 e realizou todo o seu percurso desportivo na APCC, tendo como treinadora Ana Nunes (atual selecionadora nacional). Já conquistou 16 medalhas em grandes competições continentais e intercontinentais em representação de Portugal e foi campeã nacional de tricicleta por 34 vezes, detendo ainda sete recordes nacionais.

A 12.ª Gala do Desporto do Jornal da Bairrada teve como objetivo reconhecer e premiar publicamente o mérito de atletas, clubes, dirigentes desportivos, treinadores e entidades que mais se destacaram na prática das suas modalidades, nos concelhos de Oliveira do Bairro, Anadia, Águeda, Cantanhede, Mealhada e Vagos. Foram entregues prémios em 13 categorias: Atleta do Ano, Revelação do Ano, Treinador do Ano, Equipa do Ano, Dirigente do Ano, Associação Desportiva do Ano, Prémio Dedicação, Prémio Especial do Júri, Prémio Carreira, Prémio Incentivo, Prémio Memória, Alto Prestígio e Mérito Desportivo.

A tricicleta é uma disciplina do atletismo adaptado em que os atletas correm com os pés, sentados num equipamento com três rodas e três apoios. É dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé. Mais informação pode ser consultada em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.