fbpx

Musicoterapeuta leva exemplo da APCC na utilização da tecnologia para a criação musical a encontro internacional na Casa da Música

É indiscutível o papel que a tecnologia desempenha nas nossas vidas diárias, melhorando muitas das atividades humanas, contribuindo para suprir lacunas e superar os obstáculos que a sociedade ainda não foi capaz de resolver, em particular no caso das pessoas com deficiência. Mas que estratégias e oportunidades pode a tecnologia proporcionar no domínio das artes? É a essa e a outras questões relacionadas com este tema que Paulo Jacob vai procurar responder, amanhã, no âmbito do PEMS 2023 (Porto Electronic Music Symposium).

O musicoterapeuta e professor de música da APCC participará numa mesa-redonda com o tema “Acessibilidade e inclusão através da arte e tecnologia”, em que abordará o trabalho realizado na instituição naquele campo, em particular com os grupos 5ª Punkada e Ligados às Máquinas, mas não só. Na discussão participará também Marco Paiva, da plataforma Terra Amarela, estando a moderação a cargo de José Alberto Gomes.

Os 5ª Punkada e os Ligados às Máquinas são dois dos grupos musicais em atividade na APCC. O primeiro é uma banda pop/rock, atualmente a celebrar o seu 30.º aniversário, com um disco editado e mais de 300 apresentações ao vivo, em Portugal e no estrangeiro. O segundo é uma orquestra de samples, que produz uma verdadeira manta de retalhos musical a partir da junção de pequenos fragmentos sonoros e que também já se apresentou ao vivo por variadas ocasiões. Em ambos, a tecnologia é utilizada para permitir aos seus elementos terem a possibilidade de criação artística, uma estratégia seguida em outras atividades do Departamento de Música, sempre com o objetivo de fomentar a participação social.

O PEMS 2023 é organizado pela Casa da Música e pretende ser um ponto de encontro que celebra a criação artística, a performance e a inclusão através da relação entre a tecnologia e a música. Terá convidados nacionais e internacionais de referência na área, concertos, oficinas, mesas redondas e outros eventos, todos eles abertos ao público.

A música é uma das várias áreas artísticas desenvolvidas na APCC, tal como o teatro ou as artes plásticas. No âmbito do Departamento de Música, são realizadas intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.