fbpx

Não deixe para amanhã o apoio que pode dar hoje: antecipe já a consignação do IRS à APCC!

Provavelmente, já sabe que pode apoiar a APCC através do IRS e que esse gesto é bastante simples e não tem qualquer custo nem interfere com o montante do seu reembolso. Possivelmente, também já está informado de que é possível antecipar essa consignação e garantir esse contributo para a Associação antes mesmo da entrega da declaração anual. Por isso, a nossa pergunta é só uma: Porquê deixar para amanhã o que pode fazer hoje?

Comunique já a sua intenção às Finanças e fique tranquilo: quando chegar a época declarativa, só vai precisar de confirmar a sua opção para, dessa forma, ajudar diretamente o trabalho da APCC junto de milhares de utentes e as respetivas famílias, no cumprimento da sua missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas que têm deficiência e/ou incapacidade.

A consignação fiscal permite encaminhar para uma entidade parte do imposto que seria entregue totalmente ao Estado, o qual, desta forma, abdicará de 0,5% do seu IRS. Não tem, por isso, implicações no cálculo do montante do reembolso. A indicação da APCC como entidade a consignar é válida também caso opte por doar-nos os 15% do imposto suportado em faturas relativas a reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração, cabeleireiros e institutos de beleza, veterinários e passes mensais de transportes públicos. Neste caso, estará a prescindir desse valor a favor da Associação.

O processo é muito fácil: só precisa de aceder ao Portal das Finanças e seguir os passos indicados abaixo. Caso opte por esta modalidade de antecipação da consignação, garante que, quando chegar a época declarativa (entre os dias 1 de abril e 30 de junho), tudo estará pronto para que ela seja concretizada, independentemente de escolher a entrega da declaração de rendimentos Modelo 3 ou o IRS Automático.

 

COMO ANTECIPAR A CONSIGNAÇÃO DO IRS?

1. Aceda à área “Comunicar entidade a consignar IRS/IVA” do Portal das Finanças através do link https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/dadosagregadoirs/consignacao/comunicar e, se necessário, inicie sessão.

2. Clique na lupa e procure ‘APCC Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra’ ou o NIF 506662306. Depois, apenas tem de selecionar a linha respeitante à APCC.

3. Confirme que os dados estão corretos e clique em ‘Submeter’. Depois, se quiser obter um comprovativo, clique no botão correspondente.

 

Com quase cinco décadas de atividade e de provas dadas, a APCC é uma referência nacional e internacional no trabalho em prol da pessoa com deficiência. Atua em áreas como a habilitação e reabilitação, capacitação para a inclusão, reabilitação social, formação e reabilitação profissional, residências, vida independente, apoio domiciliário e transportes, entre outras.