fbpx

5ª Punkada de volta ao Porto, para atuar no Simplesmente… Vinho

Estiveram por lá no final do ano passado e já estão de volta… Os 5ª Punkada atuam no Porto no próximo sábado (24 de fevereiro), desta vez no âmbito da programação musical do Simplesmente… Vinho, um evento dedicado ao vinho, mas também à gastronomia, música, cinema e arte. Vai ser na Alfândega do Porto, a partir das 19H30, e vai ser uma oportunidade para escutar várias das canções que farão parte do segundo disco do grupo, além dos clássicos!

Entre os temas que serão interpretados estará seguramente “Diante de Mim”, lançado em dezembro de 2023, para celebrar os 30 anos de carreira da banda pop/rock da APCC, e que foi o single de avanço desse álbum atualmente em gravação. Este será ainda o primeiro concerto dos 5ª Punkada depois dos dois espetáculos que assinalaram o aniversário referido, que tiveram lugar em Coimbra e Leiria. A premissa, no entanto, não muda: Pôr toda a gente a dançar e iniciar uma revolução!

Os 5ª Punkada são atualmente constituídos por Fausto Sousa (voz e soundbeam), Fátima Pinho (teclas), Jorge Maleiro (guitarra e voz), Miguel Duarte (bateria) e Paulo Jacob (guitarra e voz). Contam no currículo com mais de 300 atuações ao vivo, em nome próprio ou em parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. Lançaram em 2021 o seu primeiro disco “Somos Punks ou Não?”, pela Omnichord.

A 12.ª edição do Simplesmente… Vinho realiza-se entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Conta com a presença de 111 vignerons (produtores) de Portugal e Espanha e 11 da Geórgia, que é este ano o país convidado. Além do habitual salão de vinho, o programa inclui ainda uma conferência, um jantar solidário de gala, um jantar vínico e também uma exposição de arte e música ao vivo.

A área artística é uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social, sendo desenvolvidas atividades nas áreas da música, teatro e artes plásticas. No caso particular do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada, existem quatro grupos atualmente em atividade. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.