fbpx

Houve aulas de tricicleta na EBI Ferrer Correia, com ‘mestres’ da APCC!

Se pudessem escolher dois professores para vos ensinar tudo sobre a tricicleta, deixem-nos dizer-vos que seria muito difícil encontrar melhor dupla do que a Sandra Semedo e o João Vaz, que, entre ambos, somam quatro dezenas de medalhas conquistadas em campeonatos nacionais, em representação da APCC! E quem teve, ontem, o privilégio de aprender com tão distintos mestres foram os alunos da Escola Básica Integrada Ferrer Correia, no Senhor da Serra!

No âmbito da Semana Inclusiva daquele estabelecimento de ensino, uma comitiva do Departamento de Educação Física e Desporto teve a oportunidade de explicar um pouco da história daquela disciplina do atletismo, alguns dos seus aspetos fundamentais e vantagens para os atletas, bem como de demonstrar como ela é praticada. Todas as dúvidas foram respondidas, pois claro, e sobretudo ficou a mensagem sobre a importância que o desporto pode ter para qualquer pessoa.

Ocupando a atividade desportiva um papel central da vida em sociedade, este tipo de demonstração – bem como de outras modalidades em que a APCC está envolvida ao longo de todo o ano, em particular em ambiente escolar – reforça a ideia da sua importância ao nível da participação social, vetor essencial para a concretização do objetivo da inclusão de pessoas em situação de desvantagem, em particular com deficiência ou incapacidade, como inscrito na missão da instituição.

A tricicleta é uma disciplina em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios. Trata-se de uma vertente do atletismo adaptado dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé. Existe na APCC há quase duas décadas, mas desde 2013 que a sua prática foi retomada com mais empenho e entusiasmo, com ótimos resultados. Mais informação pode ser consultada em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.