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Formação de professores: APCC com inscrições abertas para cursos online em mentoria, ciclo APAR e práticas diferenciadas

Disponibilizando formação acreditada, dirigida a todos os grupos de recrutamento da docência e ainda a técnicos superiores que trabalhem em educação, o Centro de Formação de Professores da APCC vai iniciar no mês de maio três cursos sobre outras tantas temáticas do maior interesse para aqueles profissionais: as práticas diferenciadas enquanto estratégias para a inclusão e a equidade; os programas de tutoria e mentoria; e o ciclo avaliativo APAR (Avaliar, Planear, Agir, Rever).

O primeiro a arrancar será o curso “Apoio tutorial e mentoria(s) na promoção do sucesso escolar”, com início previsto para 9 de maio, em formato online e com um total de 25 horas (20 síncronas e cinco assíncronas). Esta formação pretende fornecer noções básicas relativas aos programas de tutoria e mentoria em contexto escolar, refletir sobre as questões-problema mais comuns, treinar competências específicas de planificação, gestão e implementação destes programas, analisar o papel do professor neste âmbito e desenvolver uma postura promotora da inclusão na escola. É dirigida a professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

No dia 13 de maio, começará o curso “APAR – Avaliar, Planear, Agir, Rever”, com o objetivo de capacitar para: monitorizar e acompanhar os progressos do aluno; facultar uma compreensão crescente das necessidades; identificar os obstáculos à aprendizagem e ajustar o currículo e a oferta; avaliar necessidades, planear e prestar apoio, rever e avaliar; assegurar a implementação de novas abordagens com ajuda externa; e garantir progressos e resultados. Dirigida a educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário, professores de educação especial, psicólogos, terapeutas e outros técnicos superiores, esta formação decorrerá também em formato online, com um total de 25 horas (16 síncronas e nove assíncronas).

Finalmente, a 25 de maio, terá início o curso “Incluir com práticas diferenciadas”, que decorrerá igualmente em formato online, com um total de 25 horas (16 síncronas e nove assíncronas) e dirigido a educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário, professores de educação especial, psicólogos, terapeutas e outros técnicos superiores. Tem entre os seus objetivos permitir planear com intencionalidade a dinâmica pedagógica inclusiva, basear a prática pedagógica no ciclo Avaliação, Planificação, Implementação, Avaliação, refletir sobre a avaliação para as aprendizagens e reforçar competências de trabalho colaborativo e de resolução de problemas.

Todas as informações sobre os três cursos (incluindo conteúdos, programas e preços) estão disponíveis em http://educacaoformacao.apc-coimbra.org.pt/form_externa.php, link onde pode também efetuar a sua inscrição.

Para saber mais sobre a oferta completa da Associação nos campos da educação e formação, visite a página Web Educação e Formação.