fbpx

Refletir sobre a paralisia cerebral com alguns dos maiores peritos nacionais e internacionais

No dia 25 de novembro, a APCC levará a cabo a Conferência Internacional – Paralisia Cerebral, com que assinala os seus 40 anos, no Auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Será uma oportunidade única para escutar os coautores de uma das obras de referência mundial sobre paralisia cerebral, Bernard Dan (multi-laureado neuropediatra e chefe de neurologia no Hôpital Universitaire des Enfants Reine Fabíola, além de romancista premiado) e Margareth Mayston (investigadora e terapeuta, professora no University College e considerada em 2010 a Mulher Australiana do Ano no Reino Unido), bem como o internacionalmente reconhecido investigador Jan Wallander (professor na University of California, com trabalho em áreas como a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes).

Mas também contribuirão para a reflexão em torno de diferentes questões relacionadas com a paralisia cerebral especialistas nacionais como Inês Balacó (ortopedista no Hospital Pediátrico de Coimbra) e Ivone Félix (pediatra e vice-presidente da CERCIOEIRAS), além dos moderadores Luís Borges (neuropediatra), Maria da Graça Andrada (neuropediatra), Deolindo Pessoa (ortopedista), Allen Gomes (psiquiatra), Olavo Gonçalves (neuropediatra) e Carlos Carona (psicólogo).

Será um momento para abordar temas como a neuroplasticidade, a qualidade de vida ou a sexualidade, entre outros com particular interesse para pessoas com paralisia cerebral, familiares, cuidadores, médicos, educadores e técnicos.

A Conferência Internacional – Paralisia Cerebral faz parte do programa das comemorações dos 40 anos da APCC. Neste âmbito, tiveram já lugar, por exemplo, o “Coimbra a Brincar”, o concerto da orquestra de samples Ligados às Máquinas, o Seminário “Inclusão, Educação e Autodeterminação”, a “Caminhada 40 Anos” ou a celebração do Dia Nacional da Paralisia Cerebral.

 

PROGRAMA COMPLETO

09H00 – Sessão de Abertura

09H30 – Implications of Neuroplasticity on Cerebral Palsy Management
Bernard Dan (Hôpital Universitaire des Enfants Reine Fabíola – Bélgica)
Moderador: Luis Borges (Neuropediatra, APCC)

10H30 – Pausa para café

10H45 – Cerebral Palsy Treatment, Planning and Intervention
Margareth Mayston (Department of Physiology, University College, Reino Unido)
Moderador: Maria da Graça Andrada (Neuropediatra, doutorada em Paralisia Cerebral)

11H45 – A Anca na Paralisia Cerebral
Inês Balacó (Serviço de Ortopedia do Hospital Pediátrico-CHUC)
Moderador – Deolindo Pessoa (Ortopedista, APCC)

12H30 – Debate

13H00 – Almoço

14H30 – Sexualidade na Deficiência
Ivone Félix (CERCIOEIRAS)
Moderador: Allen Gomes (Psiquiatra)

15H30 – Debate

15H45 – Sessão de Posters
Moderador: Olavo Gonçalves (Neuropediatra, APCC)

16H30 – Pausa para café

16H45 – Disability, Quality of Life and Disadvantage
Jan Wallander (Professor de Ciências da Psicologia, University of California, EUA)
Moderador: Carlos Carona (Psicólogo, APCC)

17H45 – Sessão de Encerramento