fbpx

António Marques, Teresa Vendeiro, Emílio Conceição e ex-atletas da APCC homenageados pela Câmara Municipal de Coimbra

Os praticantes de boccia da APCC António Marques e Teresa Vendeiro foram dois dos atletas ontem (28 de maio) homenageados pela Câmara Municipal de Coimbra, numa cerimónia que reconheceu o mérito dos participantes olímpicos e paralímpicos originários de Coimbra ou representantes dos seus clubes e instituições.

Igualmente distinguidos foram o treinador Emílio Conceição e Carlos Alves, Rui Daniel Oliveira e Reinaldo Pereira, antigos atletas da APCC. Joaquim Viegas, pioneiro do desporto para pessoas com deficiência em Portugal, muito em virtude do seu trabalho na Associação (onde foi o primeiro professor de desporto), e atual presidente da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto também foi homenageado.

A iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, realizada em ano de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, decorreu no Salão Nobre da autarquia, integrada nas III Jornadas Mendes Silva. Impossibilitados de estarem presentes, por se encontrarem a disputar o Campeonato Nacional de Boccia, Emílio Conceição, Teresa Vendeiro e António Marques foram representados, respetivamente, pela esposa, pelo marido e pelo presidente da Direção da APCC, Antonino Silvestre.

António Marques alcançará no Rio de Janeiro a sua sétima participação numa paralimpíada, sendo um dos três atletas mundiais de boccia com mais medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos (seis no total). Por equipas, conquistou duas medalhas de ouro (Seul 1988 e Atenas 2004), duas de prata (Atlanta 1996 e Pequim 2008) e uma de bronze (Sydney 2000). Em termos individuais, conseguiu a medalha de prata em Pequim 2008, a que se junta uma outra de bronze, mas no atletismo (lançamento de precisão), em 1988.

A acompanhá-lo voltará a estar o treinador de boccia Emílio Conceição, que integrou já a equipa técnica da Seleção Portuguesa em Atenas e Pequim.

Teresa Vendeiro fez, com António Marques, parte da histórica equipa que, logo na estreia de Portugal numa competição de boccia em Jogos Paralímpicos, conquistou a medalha de ouro (Seul 1988). Tendo vindo a privilegiar os estudos e a vida profissional (licenciada em História da Arte, é atualmente secretária da Direção na Quinta da Conraria), compete ainda assim regularmente em representação da APCC.

Carlos Alves e Rui Daniel Oliveira foram atletas da APCC na modalidade de futebol de 7, tendo feito parte da Seleção Nacional que chegou à prata em Barcelona 1992, com o Rui a participar ainda nos Jogos Paralímpicos de Atlanta e Sydney e Carlos nos de Atlanta. Reinaldo Pereira praticou atletismo na APCC, tendo competido nos Jogos Paralímpicos de Nova Iorque/Stoke Mandeville, em 1984, onde conquistou uma medalha de ouro e outra de bronze.

Esta acaba por ser também uma distinção para o trabalho realizado pelo Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, em que se destaca a importância da prática desportiva a nível motor, cognitivo e social. Além disso, atletas da Associação competem regularmente em provas nacionais e internacionais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.