fbpx

António Marques deixa o Rio com uma medalha de bronze e um quarto lugar

160916_apcc_jogosparalimpicos-boccia_antoniomarques_thumbAntónio Marques terminou a sua participação nos Jogos Paralímpicos com um quarto lugar no torneio individual – a sua segunda melhor classificação de sempre nesta vertente – juntando assim esse resultado à medalha de bronze que ajudou a conquistar com a Equipa BC1/BC2.

Na partida para a atribuição do último lugar no pódio, que se disputou hoje, o atleta da APPC perdeu com o sul-coreano Won Jeong Yoo, por 1-8. Foi o jogo final de um percurso muito positivo, que lhe permite deixar o Rio de Janeiro com o título de praticante mundial de boccia com mais medalhas paralímpicas: duas de ouro, três de prata e duas de bronze, a que se junta uma outra medalha de bronze no atletismo (lançamento de precisão).

De parabéns está também o treinador Emílio Conceição, que acompanha o atleta há quase duas décadas e meia e que voltou a estar com ele numa grande competição internacional.

Esta foi aindaa prova que marcou o regresso de António Marques a uns Jogos Paralímpicos: já conta com sete participações e desde Seul 1988 só falhou os de Londres 2012. Nascido em Aveleira (Penacova) há 52 anos, é o praticante que há mais tempo compete em provas internacionais de boccia em todo o mundo.

Para a APCC, os Jogos Paralímpicos do Rio foram o culminar de um grande ano desportivo, em que três atletas representaram Portugal em grandes competições continentais de três modalidades diferentes. António Marques esteve nos Jogos Paralímpicos (uma medalha de bronze) e no Campeonato do Mundo, José Costa estreou-se num Campeonato da Europa de Natação Adaptada e Sandra Semedo participou na Taça do Mundo de Tricicleta (duas medalhas de ouro e uma de prata).

Na APCC, a atividade desportiva é desenvolvida sempre do ponto de vista da sua importância a nível motor, cognitivo e social. Por isso, a iniciação à prática desportiva e o desporto para todos são conciliados com o desporto de alta competição. Pode saber mais sobre o Departamento de Educação Física e Desporto da APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.

160916_apcc_jogosparalimpicos-boccia_antoniomarques