fbpx

Formandos da APCC apresentaram projeto “Ambiente, Reciclagem, Trabalho e Emprego – ARTE” em festival de Direitos Humanos

A cultura, o ambiente e o empreendedorismo foram os eixos principais do projeto “Ambiente, Reciclagem, Trabalho e Emprego – ARTE”, a que os formandos da APCC da área de Qualificação de Pessoas com Deficiências e Incapacidade se entregaram, durante cerca de dois meses, com toda a dedicação e com resultados notáveis. A prova disso mesmo ficou evidente durante o II Festival SDDH de Direitos Humanos, que decorreu entre 8 e 10 de novembro.

Um conjunto de produtos e peças criados no âmbito do projeto – privilegiando a reutilização de madeira, plásticos e tecidos – esteve exposto em diferentes espaços ao longo dos três dias do evento, mas o ponto alto terá mesmo sido anteontem, com a participação numa sessão que decorreu no espaço Liquidâmbar. Na ocasião, os formandos levaram a cabo um desfile de moda com preocupações ambientais, tendo como tema a reutilização de roupas.

Foram modelos, acompanhados por alguns formadores, mas também criadores das peças que desfilaram, dando mostras de grande criatividade e espírito de iniciativa. Houve ainda lugar à exibição de um pequeno filme/testemunho sobre a sociedade de consumo e, em particular, o mundo da moda, bem como a uma apresentação da instituição, a cargo de Ana Bernardo, coordenadora da Formação Profissional.

O projeto “Ambiente, Reciclagem, Trabalho e Emprego – ARTE” foi dinamizado nas disciplinas de Formação para a Integração: Animação, Cidadania e Empregabilidade e Desenho Técnico. Teve como objetivo o desenvolvimento das competências pessoais, sociais e profissionais, colocando em prática os conteúdos adquiridos ao longo das sessões formativas.

O projeto formativo da APCC na área de Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade é desenvolvido ao abrigo da operação POISE-03-4229-FSE-000178, com o objetivo de potenciar a empregabilidade das pessoas com deficiências e incapacidades e/ou em situação de desvantagem, dotando-as de competências ajustadas para o ingresso no mundo laboral e o prosseguimento dos estudos, tendo em vista a igualdade de oportunidades.

Trata-se de uma das respostas do Centro de Formação da APCC, estrutura através da qual a instituição disponibiliza uma oferta reconhecida pelo mercado, devidamente certificada, com níveis de qualidade elevados e distinguidos por diversas entidades nacionais e europeias. Pode saber mais e realizar a sua inscrição na página Web do Centro de Formação.