fbpx

Uma paelha feita de alegria, um enorme sucesso gastronómico (mas não só) na Quinta da Conraria

O que é preciso para fazer uma boa paelha? O arroz é obrigatório, pois claro, o azeite e as especiarias também são indispensáveis para ficar bem saborosa, os vegetais nunca são demais, e depois, de acordo com o gosto de cada um, é acrescentar frango, porco, lulas, camarões… Teve tudo isto (e muito mais) a paelha confecionada ontem pelos utentes da Sala do Redondo, mas o segredo do sabor conseguido – e como ficou deliciosa! – não foi outro senão a alegria!

O dia começou cedo, porque apesar de o ambiente na APCC ser muito mais saudável do que o de um Hell’s Kitchen, todos os nossos ‘chefs’ são verdadeiros Ljubomires no que diz respeito a levar bem a sério o trabalho que se faz na cozinha. Foi preciso cortar e lavar os legumes e preparar as variadas carnes, antes sequer de acender o lume, e depois… bem, para saber como decorreu a preparação da paelha, só têm de seguir a receita que vamos deixar no fim deste texto, mas o que precisam de saber além disso é que foi uma experiência que todos adoraram!

E a satisfação de poder almoçar algo que todos ajudaram a preparar estava bem visível nas caras de todos, quando finalmente se sentaram para provar o prato do dia. Que, correndo o risco de nos repetirmos, estava mesmo delicioso! Com uma gelatina com morangos, iogurte grego e cobertura de frutos secos caramelizados para sobremesa, esta foi verdadeiramente uma refeição merecedora de uma estrela Michelin!

E agora, como prometido, a receita da Paelha do Redondo – um prato, garantimos nós, com um sabor delicioso e cheio de cor – diretamente do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APCC para o mundo!

Ingredientes (para 16 pessoas):
40 asas de frango
1 kg de carne de porco
3 tiras de toucinho
3 potas grandes
1 kg de camarão
1 kg de amêijoa
2 latas de salchichas
3 pimentos vermelhos
2 pimentos verdes
3 cenouras
1 kg de ervilhas
6 tomates maduros
6 cebolas grandes
1 cabeça de alho
1 l de vinho branco
1,5 kg de arroz carolino
Azeite q.b.
2 colheres de sopa de massa de pimentão
1 colher de sobremesa de pimentão doce
2 folhas de louro
1 colher de sobremesa de alecrim
3 colheres de sobremesa de açafrão

Preparação:
Num tacho com azeite, selam-se as asas de frango e retiram-se. Depois, a carne de porco cortada aos cubos e retira-se também. Por fim, o toucinho, que é cortado às tiras fininhas e deixado no tacho.
Juntam -se as asas, a carne de porco, as potas, a cebola picada, os alhos, o pimentão doce, a massa de pimentão, o tomate (cortado em cubos), a cenoura (às tiras), as ervilhas e o vinho branco.
Deixa-se estar ao lume um pouco, depois metem-se as amêijoas e deixa-se apurar.
Mistura-se as colheres de açafrão e os pimentos cortados às tiras. Deita-se a água para cozer o arroz e prova-se de sal.
No meio da cozedura, metem-se os camarões e, por fim, as salchichas e está pronto!

O CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão é uma das valências da APCC sediadas na Quinta da Conraria, tal como o acompanhamento e reabilitação social ou a formação profissional, através das quais são apoiados mais de mil utentes. É também neste espaço que funcionam o Centro Hípico, a Quinta Pedagógica “O Caracol”, a Quinta Biológica e o Lar Residencial.