fbpx

Foi mesmo de ficar com a cabeça no ar: utentes da APCC tiveram batismo de voo

«Anda comigo ver os aviões», chegou a cantar-se na carrinha a caminho do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, mas aquilo que, na passada sexta-feira, estava previsto para um grupo de utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) da APCC não era simplesmente ficar a olhar…

Por iniciativa da Associação Cívica Cavaleiros do Céu, eles puderam realizar o seu batismo de voo, em alguns casos vencendo os receios iniciais e, noutros, dando literalmente asas a um entusiasmo mal contido que muitos sorrisos provocou. E, depois de sobrevoar a cidade de Coimbra durante cerca de 15 minutos, sorrisos foi mesmo aquilo que não faltou, tal como os relatos eufóricos sobre a incrível experiência.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do projeto “Sonho de Criança”, que pretende dar concretização ao desejo de voar e, dessa forma, deixar as diferenças em terra. Com sessões de voo em Coimbra e Leiria, a edição deste ano voltou a permitir a centenas de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida desfrutar dessa experiência – só a partir do Aeródromo Bissaya Barreto, foram cerca de 170 a levantar voo. A organização foi dos Rotary Clubs de Pombal e Leiria, com o apoio dos congéneres de Ansião, Figueira da Foz e Marinha Grande.

O CACI e o CAARPD são duas das respostas sociais da APCC: o primeiro promove a autonomia, a vida independente e a valorização pessoal, enquanto o segundo apoia pessoas que, transitória ou definitivamente, se encontram impossibilitadas de frequentar outro tipo de estruturas.