fbpx

Liliana Ferreira levou a sua arte da APCC para casa… ou muito perto dela

Foi entre família e amigos que Liliana Ferreira inaugurou, no passado dia 15 de julho, a sua primeira exposição em nome próprio, no Centro Comunitário da Granja e Gândara. A ‘jogar em casa’ (sendo natural de Coimbra, viveu em Granja de Ançã toda a sua vida), a artista mostrou à comunidade cerca de uma dezena das obras que tem vindo a criar no âmbito das sessões de artes plásticas na APCC, num final de tarde em que a palavra felicidade foi a nota dominante.

Desde logo, a felicidade da própria Liliana Ferreira em poder partilhar o seu trabalho no local onde, de certa forma, tudo começou – o edifício que acolhe a exposição é a antiga escola básica que frequentou. Depois, a felicidade e orgulho das várias pessoas ligadas à APCC (entre as quais, o presidente da Direção, Fernando Filipe de Oliveira) que não quiseram faltar a este momento tão significativo e vivê-lo com a artista plástica.

Mas também a felicidade e gratidão à ‘filha da terra’ por parte dos responsáveis políticos presentes, nomeadamente Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, e Cláudio Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Ançã. E, finalmente, a felicidade das muitas pessoas que se cruzam habitualmente com Liliana Ferreira nas ruas da Granja e que fizeram questão de marcar presença.

A exposição de desenho e pintura de Liliana Ferreira vai ficar patente no Centro Comunitário da Granja e Gândara até ao dia 25 de julho, nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira, das 17H00 às 20H00; sexta-feira, das 17H00 às 20H00 e das 21H30 às 23H00; domingo, das 16H00 às 20H00 e das 21H30 às 23H00 (estará encerrada ao público no dia 23). A artista estará presente nestes horários, o que permitirá aos visitantes um contacto ainda mais próximo com a própria e com a sua visão criativa.

Esta iniciativa, organizada pela APCC e pela Junta de Freguesia de Ançã, representa o arranque de um conjunto de exposições que a Associação está a planear apresentar nas comunidades de residência dos utentes do Departamento de Artes Plásticas, de forma a sublinhar o seu papel ativo e participativo, com base na sua identidade pessoal e artística.

Liliana Ferreira tem 41 anos e desenvolve na APCC um projeto artístico na área da arte digital, recorrendo a ferramentas de software para desenhar e pintar. O seu universo criativo é marcado pela imersão num mundo fantástico só parcialmente inspirado na realidade. Como imagem de marca, tomou para assinatura a figura de uma borboleta, que a define tão bem como qualquer traço.

Para conhecer melhor a artista Liliana Ferreira, siga-a no Instagram, na sua página pessoal e na página do Departamento de Artes Plásticas. Nesta última, pode ainda ver obras de outros utentes da Associação e proceder à respetiva reserva, que também pode ser feita enviando uma mensagem para suzete.azevedo@apc-coimbra.pt.

O Departamento de Artes Plásticas da APCC opera no pressuposto de que as condições orgânicas realmente geram incapacidades, mas não são essas que determinam o nível de funcionamento do indivíduo. Desta forma, utiliza a arte com o grande propósito da expressão, de comunicação de ideias, do desenvolvimento de competências e autoconhecimento e na elevada responsabilidade da edificação de ideias político-sociais.

Na APCC, são várias as atividades de índole artística desenvolvidas no âmbito do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, nomeadamente: música (nas vertentes da musicoterapia, educação musical e expressão musical), teatro (tanto através de dinâmicas no âmbito da expressão dramática, como de apresentações ao público) e artes plásticas (na pintura, escultura, multimédia e outros campos). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.