fbpx

Já começou o novo programa de voluntariado europeu – a Ida e a Lucie são as primeiras a chegar!

Chegaram no final da passada semana a Coimbra: a Ida Vogel, vinda da Alemanha, e a Lucie Jolivet, de França, foram as primeiras voluntárias do novo programa de voluntariado europeu da APCC a aterrar em Portugal! Em breve, juntar-se-lhes-á o Ali Yildirimçakar, da Turquia, e ficará completo o grupo de jovens que, nos próximos seis meses, apoiarão profissionais e utentes nas atividades quotidianas da Associação e desenvolverão os seus próprios projetos pessoais.

Mas antes da integração nesta dinâmica, tudo começará pela frequência de um curso intensivo de português na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em meados do próximo mês, então sim, irão ficar a conhecer os diversos serviços e respostas da APCC, bem como as várias instalações onde se localizam e os profissionais que asseguram as atividades, e darão verdadeiramente início a um período em que não faltarão aprendizagens e partilhas.

O Ali, a Ida e a Lucie chegam a Coimbra o abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade (uma iniciativa da Comissão Europeia que permite aos jovens participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro) e integram o projeto 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.