fbpx

Voluntariado

Começam amanhã a ser abertas as janelas do(s) Calendário(s) do Advento da APCC

São 24 janelas e cada uma esconde um desafio que convida a uma partilha ou a pensar no que é verdadeiramente importante na quadra do Natal. É provavelmente mais preciso escrever que são 24 janelas vezes três, porque o Calendário do Advento da APCC vai estar no Centro de Reabilitação, na Quinta da Conraria e na página de Facebook do Voluntariado, para que todos – dentro e fora da Associação – possam fazer connosco este percurso até ao dia 24 de dezembro.

A primeira dessas janelas será, então, aberta já amanhã: presencialmente, por utentes, familiares, colaboradores e voluntários, mas também online, por qualquer pessoa, bastando para isso seguir o hashtag #adventoapcc. Será uma forma de vivermos juntos esta época especial do ano, aproximando ainda mais toda a comunidade APCC.

Ler mais

Voluntários europeus e utentes da APCC deram cor aos Erasmus Days

Seria possível celebrar os Erasmus Days sem a participação dos nossos voluntários europeus? Talvez, mas definitivamente não seria a mesma coisa! Afinal, foram muitos os jovens de diferentes pontos da Europa que recebemos na APCC ou voluntários portugueses que enviámos para o estrangeiro no âmbito do Serviço Voluntário Europeu, incluído no programa Erasmus+, e mesmo hoje, com esta dinâmica a ser enquadrada pelo Corpo Europeu de Solidariedade promovido pela Comissão Europeia, continuam bem presentes os valores europeus e as ideias de inclusão e multiculturalidade.

Portanto, esta teria sempre de ser uma celebração cheia de alegria. E cor! E foi assim que o Ali Yildirimçakar, a Ida Vogel e a Lucie Jolivet se juntaram hoje aos utentes da Sala do Redondo do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão para uma atividade a que chamámos “As cores da inclusão”!

Ler mais

Já demos as (primeiras) boas-vindas ao Ali, à Ida e à Lucie, os novos voluntários europeus da APCC!

A Ida e a Lucie já aterraram em Portugal há cerca de três semanas, o Ali chegou mais recentemente, mas esta é a semana em que estes três jovens – vindos, respetivamente, da Alemanha, França e Turquia – começarão a conhecer melhor a APCC, os seus colaboradores, utentes e outros voluntários. Esta semana, estarão pelo Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e, na próxima, será a vez da Quinta da Conraria (e, mais tarde, das unidades residenciais).

Ontem, além dos primeiros contactos com alguns serviços e respostas, que se prolongarão até sexta-feira, tiveram direito a uma receção de boas-vindas no Centro, aproveitando um hábito ‘profissional’ bem português: o café depois de almoço. Foi uma oportunidade, sobretudo, para se darem a conhecer, às suas origens e aos seus planos para os próximos meses.

Ler mais

Já começou o novo programa de voluntariado europeu – a Ida e a Lucie são as primeiras a chegar!

Chegaram no final da passada semana a Coimbra: a Ida Vogel, vinda da Alemanha, e a Lucie Jolivet, de França, foram as primeiras voluntárias do novo programa de voluntariado europeu da APCC a aterrar em Portugal! Em breve, juntar-se-lhes-á o Ali Yildirimçakar, da Turquia, e ficará completo o grupo de jovens que, nos próximos seis meses, apoiarão profissionais e utentes nas atividades quotidianas da Associação e desenvolverão os seus próprios projetos pessoais.

Mas antes da integração nesta dinâmica, tudo começará pela frequência de um curso intensivo de português na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em meados do próximo mês, então sim, irão ficar a conhecer os diversos serviços e respostas da APCC, bem como as várias instalações onde se localizam e os profissionais que asseguram as atividades, e darão verdadeiramente início a um período em que não faltarão aprendizagens e partilhas.

Ler mais

Até ao dia 11 de julho, inscreve-te para ser voluntário na APCC durante as férias grandes!

Queres fazer voluntariado nestas férias grandes? Gostávamos de contar contigo na APCC neste período e que fizesses parte do grupo de voluntários que vai apoiar as nossas atividades de verão, nomeadamente as saídas das crianças e jovens que frequentam o ATL. O teu papel será o de acompanhar os nossos colaboradores, ajudando no desenvolvimento das atividades planeadas e outros tipos de tarefas que possam ser necessárias.

Assim, estamos à procura de voluntários, a partir dos 18 anos, para um ou mais destes dias do mês de julho e respetivas saídas: dia 18, 10H00-12H30, Parque Linear Vale das Flores; dia 19, 10H00-15H00, Vale de Canas; dia 22, 10H00-15H00, Choupal; dia 26, 10H00-15H00, Paul de Arzila; dia 27, 10H00-12H30, Parque Verde; dia 28, 10H00-15H00, Choupal.

Ler mais