fbpx

Se têm interesse por arte e cultura e gostavam de fazer um projeto de voluntariado multifacetado em Itália, contactem já a APCC!

A APCC está à procura de um voluntário para um período de cinco meses (junho a outubro de 2023) em Itália, onde será integrado na associação Kara Bobowski, sediada na cidade de Modigliana. Procuramos alguém entre os 18 e os 30 anos, que irá apoiar atividades para a comunidade desenvolvidas pela paróquia local.

Os candidatos devem ter interesse em arte, história e cultura, capacidades de comunicação, conhecimentos intermédios de inglês (a compreensão de outras línguas será uma mais-valia, com preferência para o italiano), predisposição para temas ambientais e de sustentabilidade e para espaços naturais (é de ter em conta que o voluntário em causa irá viver numa pequena cidade na montanha), competências em áreas como o design gráfico, fotografia, vídeo e redes sociais, mente aberta e vontade de trabalhar com crianças, jovens, idosos e imigrantes.

As atividades em que a pessoa selecionada estará envolvida decorrerão num museu de arte contemporânea (esperando-se que apoie a organização de exposições e eventos, faça visitas guiadas e atividades educativas e esteja ainda envolvida em outras iniciativas culturais da cidade), num centro comunitário para cidadãos em situação de desvantagem (onde ajudará principalmente na distribuição semanal de produtos do banco alimentar e colaborará em atividades ligadas ao ambiente, mas se espera que possa também envolver-se em projetos relacionados com os seus interesses) e num centro comunitários para crianças e jovens (perspetivando-se o envolvimento nos campos de verão e na organização de atividades interculturais, cursos de línguas ou jogos, por exemplo), numa loja com objetos ecológicos (produzidos em países africanos e vendidos para fins solidários) e num centro de informações turísticas (onde além de dar indicações, poderá também fazer alguma pesquisa sobre recursos locais e apoiar na comunicação).

Esta oportunidade é oferecida no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, no qual a APCC está acreditada como organização de envio de voluntários. E como aquela iniciativa da Comissão Europeia pretende facilitar a participação dos jovens em projetos comunitários no estrangeiro, o voluntário escolhido terá as viagens (ida e volta) pagas, alojamento gratuito (num apartamento partilhado com outros voluntários, com todas as comodidades, no centro da cidade), subsídio de alimentação e dinheiro de bolso, seguro, frequência de um curso de língua italiana, orientação e acompanhamento próximos.

Se estão interessados, contactem o Gabinete de Voluntariado da APCC, através do mail voluntariado@apc-coimbra.pt ou de mensagem direta na respetiva página de Facebook, e enviem-nos desde já o vosso CV em inglês. Podem também usar estes contactos para obter mais informações.

Através do seu projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC já colocou mais de uma dezena de jovens portugueses em projetos no estrangeiro, além de ter acolhido cerca de 60 voluntários europeus em Coimbra. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na Associação em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.