fbpx

Como se diz ‘Até já’ em turco, alemão ou francês? APCC despediu-se dos voluntários europeus

Primeiro chegaram a Ida Vogel, vinda da Alemanha, e a Lucie Jolivet, de França, estávamos ainda no mês de agosto de 2022. Pouco tempo depois, juntar-se-ia a elas o Ali Yildirimçakar, da Turquia, assim completando o grupo de voluntários europeus que se preparavam para um período de meio ano em que passariam a fazer parte da comunidade APCC, com o objetivo de apoiar profissionais e utentes nas atividades desenvolvidas. E é com incredulidade que nos apercebemos que esses seis meses estão agora a terminar…

Sendo hoje o último dia deste projeto, aqueles três jovens fizeram ontem as despedidas, relembrando alguns momentos, trocando mais alguns sorrisos e tentando ‘fintar’ as emoções. Na Quinta da Conraria, foram ao encontro de colaboradores e utentes, enquanto no Centro de Reabilitação proporcionaram um convívio ao início da tarde, sendo que em ambos os momentos, apesar dos deliciosos bolos que serviram, aquilo que houve de mais doce foram mesmo as palavras trocadas.

O Ali, a Ida e a Lucie despedem-se (ou, como gostamos sempre de referir e o histórico do voluntariado europeu não nos desmente, dizem ‘Até já’) depois de se terem envolvido empenhadamente no quotidiano da APCC: além do suporte aos técnicos da instituição em diversas atividades, ajudaram a celebrar os Erasmus Days, mantiveram as ‘tradições’ do Calendário do Advento e dos Postais de Natal, dinamizaram os Mercadinhos de Natal e dos Afetos, trouxeram as gastronomias turcafrancesa e alemã aos Almoços Interculturais e ‘apresentaram’ os seus países aos utentes. E ainda desenvolveram os seus próprios projetos pessoais!

Este grupo de voluntários europeus integrou o projeto 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612: são agora cerca de 60 os jovens de diferentes países que já realizaram períodos de voluntariado na APCC. Em sentido inverso, já mais de uma dezena de jovens portugueses realizaram projetos no estrangeiro com o apoio da Associação, enquanto entidade acreditada para o envio de voluntários.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários nacionais e estrangeiros, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.