fbpx

Desporto da APCC levou boccia e tricicleta a Ansião

Nem tudo na atividade do Departamento de Educação Física e Desporto são provas, treinos ou aulas… Na passada semana, por exemplo, uma ‘comitiva’ da APCC esteve no Agrupamento de Escolas de Ansião para uma demonstração de boccia e tricicleta, que permitiu a alguns estudantes daquele estabelecimento de ensino tomar contacto com duas das modalidades de desporto adaptado que mais medalhas conquistaram para Portugal.

E quem melhor para mostrar como se faz do que os atletas António Marques, que tem no currículo 21 medalhas em grandes competições internacionais de boccia, entre as quais sete em Jogos Paralímpicos, e Sandra Semedo, que já alcançou 12 medalhas em provas continentais e intercontinentais? Ainda para mais, com eles estiveram os treinadores Emílio Conceição, ele próprio com cinco participações em Jogos Paralímpicos, e Ana Nunes, atual selecionadora nacional de tricicleta.

Esta demonstração foi realizada no âmbito do Curso Profissional Técnico de Desporto e de Educação Física, mas também outros alunos da escola puderam assistir – e experimentar! – fazendo assim desta uma oportunidade para, além dos valores e das vantagens do desporto, refletir também sobre a importância da participação social das pessoas com deficiência e, em termos mais gerais, sobre os direitos humanos.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem em provas individuais, por pares ou por equipas, com o objetivo de colocar o maior número possível de bolas perto da bola alvo. A tricicleta é uma disciplina do atletismo, em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios.

Ambas fazem parte do conjunto de modalidades praticadas no Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, que desenvolve a sua atividade tanto ao nível do desporto de alta competição, como do lazer e manutenção, junto de pessoas de todas as idades. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.