fbpx

Voluntários europeus distribuíram palavras de amizade entre os trabalhadores da APCC

Tudo começou em 2016, quando a voluntária alemã Katharina Bux pensou em criar uma série de postais de Natal, para que os colaboradores do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral trocassem mensagens entre si nesta época do ano. A tradição tem vindo a ser mantida e, este ano, coube aos atuais voluntários europeus (Ali Yildirimçakar, Ida Vogel e Lucie Jovilet) levarem aquelas palavras pelos vários serviços, assim à maneira de um trio pouco usual – duas Mães Natais e um duende – que transporta amor e amizade.

E foi desta forma que, nas duas últimas semanas, os postais da Katharina e as palavras escritas por muitos trabalhadores da APCC encontraram os seus destinatários e provocaram incontáveis sorrisos. Feitas as contas, foram cerca de duas centenas de postais distribuídos! Porque afinal, mesmo que o sentido de partilha seja uma constante do quotidiano da Associação, nunca é de mais celebrarmos esse facto, lembrarmo-nos uns dos outros… e sermos lembrados, claro!

Desta forma, o Natal na APCC fez comunhão rimar com multiculturalidade, bem ao jeito dos objetivos do Gabinete de Voluntariado, que desenvolve a sua atividade no sentido da promoção do respeito por culturas diversas e do desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Foi com esses propósitos, aliás, que o Ali, a Ida e a Lucie chegaram a Coimbra em meados deste ano, para integrar o projeto 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade.

A troca de postais de Natal é uma das muitas iniciativas com que, ao longo do ano, o Gabinete de Voluntariado ajuda a dinamizar o quotidiano da Associação. Para ser voluntário, só é preciso ter mais de 17 anos e enviar uma mensagem pelo Facebook (www.facebook.com/VoluntariadoAPCCoimbra) ou por e-mail (voluntariado@apc-coimbra.pt), para combinar uma primeira conversa.

Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.