fbpx

Uma tortura a pronunciar, mas um prazer a saborear: foi assim o Almoço Intercultural dedicado à Alemanha

E à terceira etapa dos Almoços Interculturais do ano, a língua voltou a enrolar-se… Mas não por causa dos pratos servidos, que estavam deliciosos, antes por conta da dificuldade em ler a ementa, de que constavam hühnerbrühe, frikadellen mit kartoffeln, erbsen und möhren e apfelekuchen – o que pode indiciar desde logo que, desta vez, a viagem gastronómica se fez até à Alemanha, mas não nos desobriga de mais algumas explicações…

Comecemos por descomplicar: nos refeitórios do Centro de Reabilitação e da Quinta da Conraria serviu-se então – nas passadas quarta e sexta-feiras, respetivamente – canja de galinha, rolo de carnes com batatas, ervilhas e cenouras e bolo de maçã. E desvendemos agora o nome da ‘chef’: a voluntária Ida Vogel! E se um ditado alemão defende “Pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo”, não temos como esconder que utentes e colaboradores da APCC foram, de facto, tratados como verdadeiros imperadores, dada a qualidade da refeição!

Os Almoços Interculturais são uma iniciativa do Gabinete de Voluntariado, que permite que cada grupo de voluntários europeus dê a conhecer as tradições gastronómicas dos seus países de origem à comunidade APCC. Este ano, além da Alemanha, isso aconteceu também com a Turquia (do Ali Yildirimçakar) e a França (da Lucie Jovilet).

A Ida, o Ali e a Lucie integram o projeto de voluntariado europeu 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612 e estão quase a concluir um período de seis meses em que, ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade (uma iniciativa da Comissão Europeia que permite aos jovens participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro), têm vindo a dar apoio aos profissionais e utentes da APCC em diversas atividades, mas também a desenvolver os seus próprios projetos pessoais.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários nacionais e estrangeiros, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.