fbpx

Queres saber como ser voluntário noutro país europeu? A APCC vai à Universidade mostrar que é simples!

Sabias que podes fazer voluntariado na Europa, de 6 meses a 1 ano, sem custos? E ainda tens direito a dinheiro de bolso! Se tens entre 18 e 30 anos e procuras uma oportunidade para ajudar os outros, podes fazê-lo com financiamento e apoio do Corpo Europeu de Solidariedade, uma iniciativa da Comissão Europeia que permite aos jovens participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro.

É para te explicar tudo sobre esta possibilidade que o Gabinete de Voluntariado da APCC vai promover uma sessão informativa, em que também participarão três jovens (originários da Alemanha, França e Turquia) atualmente a realizar um período de voluntariado na Associação e um voluntário português que já participou em projetos europeus. Vai ser no dia 16 de fevereiro, a partir das 17H00, no Auditório 2 do Student Hub da Universidade de Coimbra (Edifício da Faculdade de Medicina, na Rua Larga).

Os projetos desenvolvidos com o apoio do Corpo Europeu de Solidariedade oferecem-te não só uma experiência estimulante e enriquecedora, mas também a oportunidade de contribuir para a mudança, ao mesmo tempo que desenvolves as tuas aptidões e competências. Para tudo isto, precisas apenas de encontrar uma organização de envio e a APCC pode ser a tua!

Podes inscrever-te para esta sessão através do link https://ls.uc.pt/index.php/569691.

No âmbito do voluntariado internacional, a APCC acolheu até hoje cerca de 60 voluntários de diversas origens e enviou mais de uma dezena de jovens portugueses para projetos noutros países europeus. Atualmente, decorre o projeto 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612 (em que esta sessão está integrada), que tem permitido à Ida Vogel, à Lucie Jovilet e ao Ali Yildirimçakar, além de dar apoio aos profissionais e utentes da Associação em diversas atividades, desenvolver os seus próprios projetos pessoais.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários nacionais e estrangeiros, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.