fbpx

Yakinda görüşürüz! À bientôt! Bis bald! Até breve! Quatro línguas diferentes, mas um sentimento comum, no jantar de despedida dos voluntários europeus

Já contámos que, ao longo de três semanas, os voluntários europeus Ali Yildirimçakar, Ida Vogel e Lucie Jovilet nos conquistaram pelo estômago com os Almoços Interculturais – não precisavam de o ter feito, porque já nos tinham conquistado pela simpatia, disponibilidade e entrega – mas ontem ao jantar, apesar das deliciosas entradas e sobremesas das gastronomias turca, alemã e francesa por eles confecionadas, e dos pratos principais bem ao gosto português, no estômago dos convidados havia sobretudo um nó…

A comida nada teve a ver com essa situação, pela qual só se pode culpar a emoção do ‘Adeus’ (ou ‘Até breve’), porque o Convívio e Jantar Intercultural, que juntou dirigentes e colaboradores da APCC, marcou o início do período final de voluntariado daqueles três jovens e o primeiro momento em que tivemos de começar a despedir-nos deles. Não houve lágrimas, pelo contrário, não faltaram os sorrisos, mas houve muito sentimento.

Nas várias conversas trocadas e cruzadas, falou-se dos acontecimentos, desventuras e aprendizagens dos últimos seis meses – chegados à APCC em meados de 2022, estes voluntários têm vindo a dar apoio aos profissionais e utentes da APCC em diversas atividades, mas também a desenvolver os seus próprios projetos pessoais. E até se jogou um quiz sobre este período, que serviu para relembrar os bons momentos, e foram bastantes!

E como é de um Jantar que se trata, não podemos dar por concluído este relato sem revelar a ementa: como entradas, serviu-se quiche au miel et au fromage de chèvre (quiche de mel e queijo de cabra), kartoffelsalat (salada de batata) e pretzel, os pratos principais foram caldo-verde, bacalhau à Brás e legumes à Brás, enquanto as sobremesas foram kazandibi (pudim de leite caramelizado), gâteau au chocolat (bolo de chocolate), arroz doce e, para um toque ainda mais intercultural, uma incursão norte-americana na forma de um pumpkin cake with cream cheese frosting (bolo de abóbora com cobertura de queijo creme).

A Ida, o Ali e a Lucie integram o projeto de voluntariado europeu 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612, realizado ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade. Fazem agora parte de um total de cerca de 60 voluntários de diversas origens que já tiveram experiência semelhante na APCC, a que se juntam mais de uma dezena de jovens portugueses enviados pela Associação para projetos noutros países europeus.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários nacionais e estrangeiros, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.