fbpx

A Quinta Pedagógica da APCC fez do Dia das Florestas uma incrível celebração da natureza!

«Eu sei, eu sei!», «Eu aprendi a fazer isto com o meu avô!», «Já ouvi falar na escola, mas nunca tinha visto!», «Isto é tão fixe!» Se lermos estas frases com uma dose substancial de entusiasmo e incluirmos como trilha sonora de fundo muitos risos e outras manifestações de alegria, ficamos com uma boa ideia de como decorreu ontem a celebração do Dia Internacional das Florestas na Quinta Pedagógica da APCC!

Cerca de 70 alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo de Assafarge desfrutaram de um fantástico dia de sol – dir-se-ia que encomendado de propósito para tornar a jornada ainda mais inesquecível – e de muitas atividades lúdicas e didáticas que os puseram em contacto com a natureza. E desde o primeiro momento, com uma receção que deixou toda a gente entusiasmada, não faltaram motivos para uma enorme felicidade partilhada!

Mas o primeiro desafio foi mesmo para fazer silêncio… Só assim seria possível ouvir e ver com pormenor todas as coisas fantásticas que a natureza nos dá, usando os sentidos para interiorizar a beleza do espaço da Quinta da Conraria. E como era do Dia das Florestas que se tratava, e que o seu tema para este ano foi “Florestas e Saúde: florestas saudáveis para pessoas saudáveis”, logo se conversou sobre a importância que as árvores têm na purificação do ar, na qualidade dos alimentos ou no combate às alterações climáticas, mas também no papel que todos podem ter em protegê-las.

Depois, foi tempo de deitar mãos à obra! Com grande energia, o grupo participou num jogo de recolha de elementos da natureza, como forma de demonstrar a sua incrível diversidade, recolheu as impressões digitais de várias árvores e mediu o seu diâmetro, desvendou enigmas sobre as suas características e ainda plantou alface, couve, beterraba e alho francês! Mas não foi tudo!…

Estar na Quinta da Conraria e não ir ao Picadeiro será a versão da APCC da famosa expressão «Estar em Roma e não ver o Papa», pelo que ainda houve tempo para escutar algumas explicações sobre os cavalos e os cuidados que exigem, bem como – para delícia de todos! – dar algumas voltas num trote animado! E até na pausa para almoço a diversão foi garantida, porque foi possível brincar no Parque Infantil e experimentar vários jogos em formato gigante, como o 4 em Linha ou o Jogo do Galo.

A celebração do Dia Internacional das Florestas foi organizada pela equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”, um espaço lúdico-pedagógico, onde se desenvolvem atividades com o objetivo de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos como o campo, os animais ou as tradições rurais. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.