fbpx

Quinta Pedagógica

Experiências, enigmas e muito mais, numa Exposição Interativa para celebrar os Dias da Árvore e da Água

Foi um verdadeiro ‘2 em 1’, em mais do que uma dimensão: foram celebrados o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Água, com uma exposição que era também um convite a experimentar e houve oportunidade para aprender bastante sobre aqueles dois recursos indispensáveis à vida na Terra, mas também para muita diversão. A Exposição Interativa promovida pela Quinta Pedagógica da APCC na passada sexta-feira foi, por isso, uma iniciativa onde a preservação do meio ambiente andou de mão dada com os sorrisos e as gargalhadas!

Com a sala da Oficina Ocupacional, na Quinta da Conraria, transformada numa espécie de grande montra de motivos de espanto e maravilha, eram várias e de diversos tipos as ‘estações’ que os visitantes podiam percorrer, sendo possível, por exemplo, ajudar a construir um hotel de insetos, realizar múltiplas experiências ou compreender como se vai da árvore ao fruto (e provar alguns dos sumos que se podem depois fazer). Mas também havia enigmas, o grande cartaz sobre o ciclo da vida ou a banda desenhada sobre a árvore e a vida!

Ler mais

Celebrem os Dias Mundiais da Árvore e da Água visitando a Exposição Interativa da Quinta Pedagógica da APCC

Já estão, muito provavelmente, na agenda de quase todos: o Dia Mundial da Árvore assinala-se a 21 de março e o Dia Mundial da Água logo a seguir, a 22! Mas o que dizem a celebrá-los com a APCC e a Quinta Pedagógica “O Caracol”? Na próxima sexta-feira (22 de março), a Quinta da Conraria vai ser o local de uma exposição interativa que é um convite para ficar a saber mais sobre aqueles recursos vitais para a vida no nosso planeta!

As inscrições estão abertas para grupos de jardim de infância, de idade escolar e outros, que poderão interagir de diversas formas com informação especialmente preparada para esse efeito, experimentar, questionar e – o que não é menos importante – divertir-se! Será também um momento para promover a inclusão e a participação, uma vez que a exposição será igualmente visitada por utentes da APCC ao longo do dia.

Ler mais

Dia Mundial da Alimentação: da Roda dos Alimentos à roda do divertimento (e à alegria do conhecimento)

«Roda! Roda! Roda! Roda!» Foi grande o entusiasmo, ontem, na Sala do Redondo da Quinta da Conraria, com a celebração do Dia Mundial da Alimentação – este ano, com o tema “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás” – a permitir falar de coisas muito importantes, sempre com a maior das alegrias! E se a roda rodou mesmo para revelar perguntas sobre a importância da água para cada um de nós, mas também para o planeta, essa foi só a parte provavelmente mais… ruidosa de uma manhã muito bem passada!

Com a dinamização a cargo da equipa da Quinta Pedagógica da APCC, os utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência, bem como os alunos em Plano Individual de Transição, foram os entusiásticos participantes em duas sessões que começaram com pequenos vídeos que levaram todos a questionar a importância da água para o corpo humano, mas também como o acesso a ela é uma questão fundamental.

Sempr...

Ler mais

A Quinta Pedagógica “O Caracol” é o local ideal para começar o ano letivo em contacto com a natureza: inscrevam-se já!

A Quinta Pedagógica “O Caracol” é um lugar extraordinário, localizado na Quinta da Conraria, que oferece experiências fantásticas e enriquecedoras para grupos de jardim de infância, de idade escolar e outros. São oportunidades únicas para os mais jovens estabelecerem uma ligação com a natureza, aprenderem sobre a vida numa quinta e participarem em atividades divertidas e educativas!

E neste início de ano letivo, a quinta pedagógica da APCC está mais preparada do que nunca para receber todos aqueles que pretendem viajar usando os sentidos, seja através de uma visita, da participação em ateliês – há uma nova oferta, mantendo-se o objetivo de permitir aprender sobre a agricultura, os animais, a alimentação e muito mais! – ou da celebração de diversas festividades!

Venham conh...

Ler mais

A Festa da Criança na Quinta Pedagógica foi um dia de diversão e descobertas

Quando se recebe um pedido de visita de mais de 120 crianças à Quinta Pedagógica da APCC, só há uma coisa que se pode fazer: elevar ainda mais os níveis de diversão e preparar tudo para proporcionar um dia fantástico! Foi este o enquadramento da Festa da Criança, que ontem aconteceu na Quinta da Conraria e que juntou vários grupos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do Jardim-Escola João de Deus de Leiria.

A manhã e a tarde foram cheias de atividades, com cada um dos pequenos exploradores a poderem plantar (e aprender!) na horta pedagógica, tentar sair vencedores de jogos como o dominó gigante, dar saltos e mais saltos no insuflável, andar a cavalo no picadeiro e experimentar as sempre populares pinturas faciais!

Ler mais