fbpx

Medalha de prata foi só um dos destaques da APCC no Nacional Individual Jovem de Boccia

Foram três os atletas da APCC que disputaram, no passado fim de semana, o Campeonato Nacional Individual Jovem de Boccia, numa demonstração de que a modalidade – em que a Associação é pioneira no nosso país – continua a ter futuro. E o Bernardo Coelho, o Diogo Peixeiro (ambos da classe BC1) e a Ana Laura Ferreira (BC3) não só tiveram ótimas participações, como demonstraram uma grande evolução no seu jogo, apontando a ainda mais sucessos!

O maior destaque tem de ir para o título de vice-campeão nacional jovem alcançado pelo Diogo, de 21 anos, confirmando o bom sinal que já havia deixado no último Campeonato Regional de Boccia de Individuais, em que, competindo com jogadores com muito maior experiência, já havia conquistado a medalha de bronze da 2.ª Divisão.

Mas, neste que foi uma espécie de olhar ao futuro do boccia em Portugal, juntando as maiores esperanças da modalidade num ambiente em que o aspeto competitivo tem tanta importância como a possibilidade de ter novas vivências e de evoluir, também os mais jovens Ana Laura (16 anos) e Bernardo (14 anos) tiveram muitos motivos para se sentirem orgulhosos. No cômputo geral, foram muitos os jogos emotivos disputados pela equipa da APCC e as vitórias conseguidas.

E com o último dia da prova a coincidir com o Dia da Mãe, não podemos deixar de referir a importância que as mães dos nossos jogadores tiveram (mais uma vez!) para estas boas prestações, tendo conquistado o prémio não oficial – e atribuído por nós… – de melhor claque. As famílias continuam, de resto, a desempenhar um papel central a cada competição, fora do campo de jogo, mas também lá dentro, acompanhando os atletas como parceiros de competição.

O Campeonato Nacional Individual Jovem de Boccia teve lugar no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Luso, nos dias 6 e 7 de maio. Participaram 31 atletas, em representação de 10 clubes e associações, tendo a organização cabido à PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.