fbpx

5ª Punkada têm na agenda uma digressão europeia e uma discussão urgente sobre música e acessibilidade

Há quase 30 anos que os 5ª Punkada são uma banda de vanguarda, na criação musical, na postura, na perseverança e também nessa ideia bem mais radical do que deveria ser de que todos devem ter a oportunidade de se expressar artisticamente e ocupar o seu lugar enquanto produtores de cultura. E em setembro deste ano, terão a oportunidade de demonstrar isso mesmo com uma digressão europeia em que a música será motivo para celebração e partilha, mas também para uma reflexão importante e urgente.

Além da oportunidade de acrescentar mais algumas linhas a um currículo onde já constam mais de 300 apresentações ao vivo em Portugal e no estrangeiro, o grupo pop/rock da APCC irá ser o ponto central de um projeto que tem como objetivo questionar a acessibilidade de artistas e profissionais com deficiência em concertos ao vivo, tanto no palco como nos bastidores. “Stage 4 Everyone” é o nome desta parceria com a Omnichord e a Ccer Mais, que foi apresentada no dia 9 de maio, em Leiria, no âmbito da celebração do Dia da Europa.

O primeiro passo levará uma equipa multimédia a visitar antecipadamente as cidades e países onde os 5ª Punkada irão atuar, para gravar conversas informais com artistas e profissionais com deficiência, associações que trabalham na área e gestores de espaços musicais, que abordarão dificuldades e boas práticas sobre acessibilidade e darão um contributo para a formulação de políticas. Depois, será a vez da banda subir ao(s) palco(s), enfrentando as dificuldades discutidas e demonstrando algumas das melhores práticas.

Daqui resultará um documentário que pretende ser o ponto de partida para uma discussão, a nível europeu, sobre a necessidade de criar um ecossistema artístico e cultural mais inclusivo e acessível, tendo em conta as atuais condições físicas, intelectuais e sociais, praticamente inexistentes para artistas, técnicos e profissionais da música com deficiência, e de melhorar e alterar práticas.

Os 5ª Punkada foram fundados em 1993, sendo atualmente compostos por Fausto Sousa (voz e soundbeam), Fátima Pinho (teclas), Jorge Maleiro (guitarra), Miguel Duarte (bateria) e Paulo Jacob (guitarra). Num percurso cheio de canções e concertos, mas também diversas parcerias artísticas com instituições e coletivos de referência, editaram no final de 2021 o seu primeiro disco, “Somos Punks ou Não?”, tendo iniciado então uma digressão de promoção que os levou, por exemplo, aos festivais Bons Sons, Nascentes e Impulso.

Na APCC, existem atualmente em atividade quatro grupos musicais, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.