fbpx

Familiares de utentes do CACI e CAARPD ajudaram a construir uma manta de retalhos feira de histórias e vivências quotidianas

Ontem e anteontem, familiares de utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência estiveram ‘em casa’. O mesmo é dizer que estiveram na APCC, envolvidos numa atividade que lhes permitiu conhecer ‘in loco’ muitas das dinâmicas que, todos os dias, são vividas na Quinta da Conraria.

Chamou-se a esta iniciativa “Manta de Retalhos”, porque tal como estes objetos comuns em muitas casas são constituídos por fragmentos distintos que compõem um todo harmonioso, assim é feito o quotidiano da Associação. E desta forma, a manta de retalhos que se construiu no final de um percurso por diversas salas foi também um símbolo de histórias, união e multiplicidade.

Em cada área, além do reencontro com os familiares num contexto muito diferente do habitual, os participantes puderam ‘vestir a sua pele’, experimentando como se pinta com um capacete adaptado, como se borda ou simplesmente como se relaxa na sala de Snoezelen, só a título de exemplo. Foi assim nas oficinas de costura, artes decorativas, teatro, tarefas produtivas para a comunidade, tecelagem de Almalaguês, escultura e pintura e na URDP1 e URDP2.

“Manta de Retalhos” foi uma atividade idealizada com o propósito de aproximar as famílias da APCC, celebrando a diversidade individual dos utentes e a pluralidade de história que têm para contar. Para isso, envolveu as equipas das áreas envolvidas no percurso delineado e profissionais dos serviços de psicologia, serviço social, fisioterapia e terapia ocupacional.

O CACI e o CAARPD são duas das respostas sociais da APCC: o primeiro promove a autonomia, a vida independente e a valorização pessoal, enquanto o segundo apoia pessoas que, transitória ou definitivamente, se encontram impossibilitadas de frequentar outro tipo de estruturas.