fbpx

Estudantes da Pampilhosa da Serra desvendaram o mundo do desporto para pessoas com deficiência na APCC

O quotidiano do Departamento de Educação Física e Desporto é geralmente preenchido por treinos, treinos e mais treinos… Afinal, ainda não há melhor forma de garantir que os atletas das diferentes modalidades chegam às competições prontos para dar o seu melhor e que os utentes que se dedicam ao desporto de forma recreativa cumprem os seus objetivos próprios. Mas, por vezes, essa rotina é quebrada por bons motivos…

Foi isso que aconteceu esta semana, em que a APCC recebeu uma visita de um grupo de alunos do curso profissional de Técnicos de Desporto do Agrupamento de Escolas de Escalada, da Pampilhosa da Serra. Para estes estudantes, foi uma oportunidade para perceber a importância desta área na atividade da Associação, que foi pioneira na introdução do desporto adaptado em Portugal, conhecer o trabalho realizado pelos nossos técnicos e o tipo de materiais necessários para assegurar a prática desportiva de pessoas com deficiência.

Puderam até experimentar duas das modalidades dinamizadas na APCC, o boccia e a tricicleta. Estes são, aliás, dos desportos para pessoas com deficiência que mais medalhas conquistaram para Portugal e na presença deste grupo estiveram dois dos principais responsáveis por esse facto – o jogador de boccia António Marques, com 21 medalhas em grandes competições internacionais, entre as quais sete em Jogos Paralímpicos, e a triciclista Sandra Semedo, que já alcançou 16 medalhas em grandes competições continentais e intercontinentais – e uma das esperanças nacionais daquela primeira modalidade – o jovem Diogo Peixeiro.

O Departamento de Educação Física e Desporto da APCC desenvolve a sua atividade tanto ao nível do desporto de alta competição (na natação, boccia e tricicleta), como do lazer e manutenção, junto de pessoas de todas as idades. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.