fbpx

30 anos de 5ª Punkada vão ser celebrados com grande festa em palco (e a receita reverte para a APCC)

São três décadas a pôr toda a gente a dançar e a fazer uma revolução! Três décadas que vão ser celebradas onde não poderiam deixar de ser: no palco! Os 5ª Punkada assinalam os seus 30 anos de carreira com um concerto em Coimbra (no Convento São Francisco), no dia 18 de dezembro, que pretende ser mesmo uma enorme festa em torno da música do grupo pop/rock da APCC e da sua história!

E como numa festa de aniversário não podem faltar os amigos, Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob não estarão sozinhos em palco, contando com os convidados Surma, Rui Gaspar e Victor Torpedo. Quanto ao que se vai escutar, podem contar com uma viagem pela história dos 5ª Punkada, mas que será também uma viagem ao futuro, com temas do segundo disco, atualmente em preparação. Antes, será exibido o documentário sobre a recente digressão europeia da banda.

Este promete ser um marco na carreira dos 5ª Punkada pelo menos tão grande quanto o momento em que completaram a composição de “Blues da Quinta”, em que deram o primeiro concerto, em que se estrearam no estrangeiro, em que partilharam o palco com a Orquestra Clássica do Centro, em que fizeram pela primeira vez parte de um festival de verão, em que foram nomeados para os Prémios Play ou em que tocaram “Metade de Mim” com os Coldplay na digressão mundial daquele grupo britânico. E será também uma homenagem a todos aqueles que já integraram o grupo: Adelaide Serafino, Francisco Sousa, Luís Pedro Madeira, Márcio Reis, Marco Nuno e Ricardo Sousa.

Trata-se, ainda, de um concerto solidário, cuja receita de bilheteira reverte integralmente para a APCC. Os bilhetes já estão à venda, em https://bol.pt/Comprar/Bilhetes/132958-5a_punkada_comemoracao_do_30o_aniversario-convento_sao_francisco. Para mais informações ou para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15H00 e as 20H00) através do telefone 239 857 191, ou envie e-mail para bilheteira@coimbraconvento.pt.

Os 5ª Punkada contam no currículo com mais de 300 atuações ao vivo, em Portugal e no estrangeiro, em nome próprio ou em parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. Editaram em 2021 o seu primeiro disco de originais, “Somos Punks ou Não?”, cujo sucessor está a ser gravado e será lançado no início do próximo ano, pela Omnichord.

São um dos quatro grupos musicais atualmente em atividade no âmbito do Departamento de Música da APCC, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.