fbpx

30 anos de rock e revolução: uma noite histórica para os 5ª Punkada e para a APCC

Abriu com o mais recente single, “Diante de Mim”, terminou com esse que já é um verdadeiro clássico, “A Noite Magoa”, e foi uma viagem empolgante pelos 30 anos dos 5ª Punkada! Na noite de ontem, o Convento São Francisco recebeu a banda pop/rock da APCC para uma atuação que fica para a história da música portuguesa: afinal, são muito poucos os grupos que se podem orgulhar de um percurso de três décadas, ainda para mais ininterruptos e a pôr toda a gente a dançar e fazer uma revolução!

Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob tiveram a companhia de três ‘cúmplices’ já habituais – Surma, Rui Gaspar e Victor Torpedo – e aqueceram a sala com temas recentes (o segundo álbum da banda será editado no início do próximo ano) e outros mais antigos, mas, sobretudo, com uma energia imensa! O concerto de comemoração do 30.º aniversário dos 5ª Punkada foi, por isso, também uma celebração da ligação entre o grupo e o seu público, num triunfante ‘regresso a casa’.

Depois da música, foi exibido pela primeira vez o documentário sobre a recente digressão europeia da banda (que passou por Portugal, Chéquia, Hungria, Eslovénia e Luxemburgo), com imagens dos espetáculos e dos bastidores, mas também testemunhos de artistas e profissionais com deficiência, associações que trabalham na área e gestores de espaços musicais. Foi um momento particularmente emocionante e impactante, que só não fechou a noite com chave de ouro porque ainda faltava… cantar os parabéns!

E foi isso que aconteceu, com a presença dos atuais elementos dos 5ª Punkada (já integraram também o grupo Adelaide Serafino, Francisco Sousa, Luís Pedro Madeira, Márcio Reis, Marco Nuno e Ricardo Sousa) e em partilha próxima com o público, com utentes, dirigentes e trabalhadores da APCC e também com as equipas da editora Omnichord e da produtora Casota Collective. Foi um verdadeiro ponto de exclamação no final de um ano marcado, além da primeira digressão no estrangeiro, pela partilha do palco com os Coldplay no último concerto em Portugal daquela banda britânica.

Este foi um concerto importante ainda por outras razões: a receita de bilheteira reverteu completamente para a APCC, representando assim um contributo direto para o trabalho quotidiano junto de milhares de utentes e suas famílias, no cumprimento da missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas que têm deficiência e/ou incapacidade.

Os 5ª Punkada contam no currículo com mais de 300 atuações ao vivo, em Portugal e no estrangeiro, em nome próprio ou em parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. São um dos quatro grupos musicais atualmente em atividade no âmbito do Departamento de Música da APCC, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.