fbpx

Co-fundadora regressou à primeira sede da APCC

Chá das SeisPilar Ribeiro foi uma das fundadoras da APCC e a sua primeira professora. Ontem, regressou à primeira sede da Associação, como convidada do “Chá das Seis”, para dar a sua perspetiva sobre um percurso de 40 anos que agora se comemora. Mas não o fez sozinha: a seu convite, Manuel António Oliveira, um dos primeiros utentes da APCC e atual membro da Direção, passou da assistência para a mesa principal para apresentar também a sua visão.

Na Residência da Eça de Queirós – onde começou a história da APCC, então ainda enquanto Núcleo Regional do Centro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral – foram muitos os utentes, colaboradores e voluntários que fizeram questão de marcar presença. E foi como se de uma viagem no tempo se tratasse, recuando a 1975 para, em cerca de 180 minutos, percorrer quatro décadas.

As palavras de ordem foram educação, inclusão, família, desafio e evolução, relembrando algumas das muitas histórias que fazem a história da APCC, mas também a das pessoas que constituem esta comunidade. E, claro, perspetivando sempre o futuro da Associação enquanto referência na inclusão de pessoas em situação de desvantagem.

O “Chá das Seis” é uma iniciativa mensal do Gabinete de Voluntariado, que tem como objetivo proporcionar a partilha de experiências entre voluntários, colaboradores, utentes, famílias e convidados. Em 2015, é dedicado aos 40 anos da APCC.

Chá das Seis