fbpx

António Marques chegou aos oitavos de final do Campeonato do Mundo de Boccia

António Marques conseguiu atingir os oitavos de final do Campeonato do Mundo de Boccia, que se está a disputar em Pequim, na China. O desportista da APCC venceu no primeiro dia (contra Io Hong Choi, de Hong Kong, por 11-2) e conseguiu responder a uma derrota na segunda partida (com o brasileiro Luiz Lima Filho, por 2-4) com um triunfo no último encontro da fase de grupos (4-3 contra o também brasileiro José Carlos de Oliveira), o que lhe valeu o acesso às eliminatórias.

Nesta fase, no entanto, uma partida muito equilibrada com o grego Panagiotis Solanis resultou numa derrota por 3-6 e determinou o afastamento de António Marques da competição. Numa prova que tem sido muito disputada e com partidas de grande nível, este não deixa de ser um bom resultado da parte daquele que é o praticante de boccia que há mais tempo compete em provas internacionais em todo o mundo.

É de destacar ainda que o encontro entre o atleta da APCC e Luiz Lima Filho tem sido apontado pelos especialistas presentes em Pequim como um dos melhores do torneio, o que não deixa de ser mais um ponto positivo para António Marques e o treinador Emílio Conceição, que o acompanhou.

Com este resultado, o atleta nascido em Aveleira (Penacova) há 52 anos não conseguiu o apuramento para as categorias individuais dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, embora seja um dos membros da Seleção de Portugal que já havia garantido a qualificação para o torneio de equipas.

Do currículo de António Marques – que desde sempre competiu pela APCC – constam títulos de vice-campeão mundial (2002), europeu (2005), paralímpico (2008) e intercontinental (2015), além de vários títulos e medalhas por equipas naquelas competições e diversos títulos nacionais, tanto a nível individual como coletivo.

A edição deste ano do Campeonato do Mundo de Boccia conta com a participação de 137 atletas de 31 países e termina amanhã, dia 25 de março. O Delegado Técnico da prova é Joaquim Viegas, primeiro professor de desporto da APCC e um dos pioneiros do desporto para pessoas com deficiência em Portugal.

Pode saber mais sobre o boccia na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.