fbpx

Utentes das unidades residenciais e voluntários europeus fizeram das férias uma festa

160908_apcc_piqueniquecuria_thumbFoi bem preenchido o calendário das unidades residenciais da APCC durante estes dias de férias de agosto e início de setembro: houve piqueniques (como este da foto), visitas temáticas em Coimbra (aos mosteiros de Santa Clara-a-Velha e Santa Clara-a-Nova, ao Exploratório ou à baixa), idas à praia, saídas para conhecer o Mosteiro da Batalha ou os parques Europaradise e Quinta da Paiva, contos na Biblioteca Municipal de Coimbra…

Sobretudo, houve muitos momentos de confraternização e alegria para os utentes e colaboradores do Lar de Apoio, do Lar Residencial e do Lar Integrado da APCC. Bem, mas não só para eles: a Carlotta Beoletto, a Katharina Bux, a Katharina Zvetolec e o Luca Rosania – os voluntários europeus que estão na Associação desde junho – também foram muito importantes para manter toda a gente animada.

São três, e com objetivos distintos, as unidades residenciais mantidas pela APCC: o Lar de Apoio é uma unidade destinada prioritariamente a cidadãos com paralisia cerebral e doenças neurológicas afins, que careçam de apoio suplementar ou se encontrem temporariamente incapacitados de residir no seu meio familiar; o Lar Residencial é um equipamento para acolhimento de pessoas com deficiência que se encontram impedidas, temporária ou definitivamente, de residir no seu meio familiar; o Lar Integrado Dr. José Mendes Barros apoia famílias cujos elementos, devido ao avançar da idade, não conseguem já prestar os cuidados necessários aos seus filhos com deficiência ou incapacidade.

Quanto ao voluntariado europeu, é dinamizado através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”. A Carlotta (Itália), as Katharinas (Alemanha e Áustria) e o Luca (Bélgica) integram o projeto SVE 2016-1-PT02-KA105-003107, Erasmus + Juventude em Ação, que se prolongará até novembro, mas a APCC já recebeu mais de três dezenas de voluntários neste âmbito, além também de enviar jovens portugueses para projetos de voluntariado em países europeus. Mais informações sobre as possibilidades do voluntariado estão disponíveis em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.

160908_apcc_piqueniquecuria